domingo, 12 de dezembro de 2021

BONECO DO MAL

títulos originais: Le Garçon / The Boy
título brasileiro: Boneco do Mal
ano de lançamento: 2016
países: Canadá / China / Estados Unidos
elenco principal: James Russell, Lauren Cohan, Rupert Evans
direção: William Brent Bell
roteiro: Stacey Menear

Uma mulher chamada Greta consegue um emprego como babá numa mansão isolada numa região florestal da Inglaterra, depois de terminar um namoro abusivo com um homem que batia nela e não queria deixar ela ir embora. E ele ainda tá procurando ela...
Ao chegar lá, ela se surpreende ao ver que os únicos moradores da casa são um casal de idosos que tratam um boneco de porcelana de tamanho humano chamado Brahms como se fosse uma criança de verdade. E ainda por cima, eles saem pra viajar no dia seguinte, deixando uma lista de regras sobre como a Greta deve cuidar do boneco!
A princípio, ela não liga muito pra isso. Mas começa a se apavorar quando encontra as roupas reviradas no quarto dela e objetos deixados em lugares da mansão diferentes de onde ela tinha deixado. E além disso, o próprio boneco começa a desaparecer dos cômodos da casa onde ela tinha deixado ele e reaparecer em outros!
Será que o boneco tem mesmo vida própria como os velhos davam a entender? Ou será que a Greta não se encontra tão sozinha na casa quanto ela pensa?

Produzido na China e nos Estados Unidos e filmado no Canadá, Boneco do Mal completou 5 anos de lançamento em Janeiro.
É um filme que, sem dúvida nenhuma, vai agradar a quem gosta de suspense, já que 2 terços dele se mantêm como uma história de suspense. Só lá no final mesmo é que os segredos do casal de idosos relacionados ao boneco são revelados.
É que nos últimos 20 minutos do filme acontece um plot twist: até ali, somos levados a pensar que se trata de um filme de terror sobrenatural; dali pra frente, o filme se transforma numa espécie de slasher dos anos 80 (e no mesmo instante dessa mudança, vêm as explicações que não tinham sido dadas até ali).
Boneco do Mal não é um filme de muita ação. Mas a tensão crescente a cada cena impede que ele fique tedioso.
Como a última cena deixa uma porta aberta pra uma continuação, todo mundo pensava que uma nova franquia slasher ia começar a partir dali. Mas não foi bem isso que aconteceu...
O filme realmente teve uma continuação (2020). Mas, além de ter muito pouca ligação com o original (além do próprio boneco, nenhum personagem do 1º filme volta a aparecer, havendo apenas algumas menções a eles e um stock footage do casal de velhos usado como flashback), esse 2º filme também mudou bastante o gênero usado até ali, abandonando por completo o slasher e mergulhando de cabeça no sobrenatural.
Mais informações sobre Boneco do Mal? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: