sábado, 4 de dezembro de 2021

CONAN, O BÁRBARO (versão de 2011)

título original: Conan, the Barbarian
título brasileiro: Conan, o Bárbaro
ano de lançamento: 2011
países: Alemanha / Bulgária / Estados Unidos / Índia / Malta
elenco principal: Jason Momoa, Rachel Nichols, Stephen Lang
direção: Marcus Nispel
roteiro: Robert E. Howard (autor do texto original), Joshua Oppenheimer, Sean Hood e Thomas Dean Donnelly

Criada há muitos milênios atrás por uma seita de feiticeiros, uma máscara mágica pode conceder grandes poderes a quem se apossar dela. Mas o objeto foi quebrado em vários pedaços, que foram espalhados por diversas partes do Mundo.
O feiticeiro Khalar tem tentado juntar todos os pedaços da máscara, pensando em ressuscitar a esposa dele e se tornar o Rei do Mundo. E sabendo que o último pedaço ainda não encontrado se localiza numa aldeia de cimérios, ele ataca a aldeia e mata quase todos os habitantes, só poupando um homem e o filho dele, chamado Conan.
Acompanhado pela filha, a feiticeira Marique, o Khalar tortura o aldeão até ele entregar o pedaço da máscara a ele. E depois disso, ele abandona o homem e o menino pra morrer ali. Mas o Conan sobrevive e decide se vingar um dia...

Produzido na Alemanha, nos Estados Unidos e na Índia e filmado na Bulgária e em Malta, Conan, o Bárbaro completou 10 anos de lançamento em Agosto.
Bom, se alguém pensa que vai encontrar aqui um remake do clássico com o mesmo nome de 1982, lá vai um balde de água fria: isso aqui não é um remake, mas sim um reboot.
Esqueçam a outra versão da história, porque aqui o herói passa por outras aventuras e convive com outros personagens sem nenhuma ligação com o que a gente viu nos anos 80. Podemos dizer que é outra encarnação do Conan.
Eu não achei o filme ruim. Mas a maioria do público não gostou porque ele descaracterizou o personagem na forma como ele era lembrado pelos fãs desde os anos 80, colocando o herói aqui numa historinha de aventura mais simples do que se esperaria. Talvez até por falta de prática do diretor, já que o Marcus Nispel sempre se especializou mais em dirigir clipes musicais, tendo poucos longas-metragens no currículo dele.
Posso resumir dizendo o seguinte: se você é saudosista e fã do filme de 1982, você não vai gostar desse aqui; se você não tem nenhum vínculo sentimental com o personagem e curte um filme de aventura comum com um herói de espada em punho enfrentando feiticeiros e monstros, você vai gostar.
Mais informações sobre Conan? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções espanholas’ que você acha um post sobre a versão de Conan de 1982.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: