sábado, 22 de junho de 2019

SHAZAM!

títulos originais: Shazam!  /  The Shazam! and Isis Hour
título brasileiro: Shazam!
ano de lançamento: 1974
país: Estados Unidos
elenco principal: Jackson Bostwick, John Davey, Michael Gray
direção: Arnold Laven, Arthur H. Nadel, Chuck Menville, Henry J. Lange Jr., Hollingsworth Morse, John Peyser, Robert Chenault e Robert Douglas
roteiro: Bill Parker, C. C. Beck (autores do texto original), Len Janson, Michael Sutton, Paolo Orsini e Sidney Morse

“SHAZAM!”

Ao pronunciar essa palavra, o adolescente Billy Batson é atingido pelo relâmpago de Zeus e se transforma no super-herói adulto Capitão Marvel.
Essa palavra é formada pelas iniciais dos nomes de 6 personagens da Idade Antiga, que dão, cada um deles, um poder diferente ao herói: Salomão (sabedoria), Hércules (força física), Atlas (resistência física), Zeus (poder sobre os relâmpagos), Aquiles (coragem) e Mercúrio (velocidade).
Curiosamente, o Capitão Marvel é um dos super-heróis do início do século XX menos lembrados pelo público. E só se voltou a falar sobre ele recentemente por causa do filme Shazam! (2019), protagonizado pelo Zachary Levi.
O personagem foi criado em 1940, pelo Bill Parker e pelo C. C. Beck pra aparecer em revistas em quadrinhos. E no ano seguinte, já foi feita a 1ª produção com atores de carne e osso sobre o herói: o seriado As Aventuras do Capitão Marvel.
Isso faz dele o 1º super-herói a ser retratado por um ator numa produção live-action, já que seriados com esse tema até aquela época eram sempre desenhos animados, como seu contemporâneo Super-Homem (1941).
Aliás, vale lembrar que, através das décadas, o Capitão Marvel foi acusado de ser um plágio do Super-Homem. E não se pode negar que com razão: ambos são homens anormalmente fortes; indestrutíveis; capazes de voar; se vestem com roupas apertadas que deixam só a cabeça, o pescoço e as mãos de fora; têm seus símbolos principais desenhados no tórax; e usam capas e botas.
Mais enfim: depois dos anos 40, o Capitão Marvel ficou meio esquecido pelas produções live-action até 1974, quando foi lançado o seriado Shazam!
Esse foi o 1º seriado francamente feito pra televisão (o de 1941 foi um seriado feito pra ser exibido no cinema) e foi o 1º seriado colorido a mostrar o Capitão Marvel (o outro era em preto e branco).
Apesar das mudanças de protagonista (o ator Jackson Bostwick, que interpretava o herói, foi despedido por faltar a 1 dia de gravação e substituído pelo ator John Davey) e de nome (o seriado começou se chamando Shazam! e depois mudou pra  The Shazam! and Isis Hour), o seriado conseguiu se manter no ar por 3 temporadas. E agrada a quem busca um seriado simples de aventura. Levando em conta, é claro, que se trata de uma produção de mais de 40 anos e mais voltada pro público infantil & adolescente. Então, evidentemente, assista sem esperar encontrar ali histórias pesadíssimas ou com efeitos especiais de última geração.
Pra encerrar, só vou lembrar que o Arnold Laven também foi o diretor do filme O Monstro que Desafiou o Mundo (1957).
Mais informações sobre Shazam!? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘criaturas pré-históricas’ que você acha posts sobre O Monstro que Desafiou o Mundo e Super-Homem.
Até a próxima!

Nenhum comentário: