segunda-feira, 24 de junho de 2019

PRAGA INFERNAL

título original: Bug
título brasileiro: Praga Infernal
ano de lançamento: 1975
país: Estados Unidos
elenco principal: Alan Fudge, Bradford Dillman, Richard Gilliland
direção: Jeannot Szwarc
roteiro: Thomas Page (autor do texto original) e William Castle

Uma pequena cidade da Califórnia é sacudida por um terremoto que abre crateras no chão... Apenas isso não chega a ser nenhuma grande novidade na Califórnia. Mas estranhos incêndios sem explicação que se seguem a esse terremoto, alguns com vítimas fatais, começam a aterrorizar a população.
Uma noite, um rapaz finalmente descobre o que tem causado esses incêndios: um bando de estranhos insetos rasteiros que saíram das crateras abertas pelo terremoto.
O rapaz leva o assunto ao conhecimento de 2 biólogos, chamados James e Mark. E embora nenhum dos 2 nunca tenha visto aqueles insetos antes, eles percebem que as criaturas morrem poucos dias depois de saírem das crateras, pois não aguentam a diferença entre a pressão que suportavam no subterrâneo e a pressão que encontraram ao ar livre. Assim, apesar dos sérios acidentes já causados, nada de mais grave ainda deve acontecer, pois os últimos insetos devem morrer antes da semana acabar.
Só que um dos insetos ataca a esposa do James e acaba matando a mulher queimada!
Ele fica meio desequilibrado depois disso. E depois de constatar que todos os insetos já morreram, ele vê uma fêmea ainda viva rastejando entre os corpos dos semelhantes mortos.
O James decide torturar sadicamente esse último exemplar da espécie que matou a esposa dele, prendendo a fêmea dentro de uma câmara com uma barata-macho comum (supostamente achando que essa atacaria e mataria ela). Mas ao contrário: a barata cruza com o inseto subterrâneo, que depois começa a botar ovos. E dessa cruza nascem insetos híbridos mais ferozes, famintos por carne, também capazes de produzir fogo e, o mais assustador de tudo, capazes de raciocinar!
O criador não demora a perder o controle de suas criaturas, que vão se mostrando cada vez mais terríveis!

Inspirado no livro The Hephaestus Plague (1973), do Thomas Page, Praga Infernal teve um roteiro adaptado pro cinema pelo próprio Thomas, em parceria com o William Castle.
É mais um dos exemplos de filmes de terror com animais enfurecidos dos anos 70. Mas a maior parte desse filme só vai assustar você se você tiver entomofobia (medo compulsivo de insetos). Porque os insetos usados pra representar as criaturas subterrâneas foram simplesmente baratas de madagascar. E talvez elas assustassem mais nos anos 70, quando eram mais desconhecidas. Mas hoje, como já apareceram em várias produções...
Só os insetos mutantes que vão aparecer depois é que são relativamente mais assustadores.
Praga Infernal não é um filme de muita ação. Aliás, a 2ª metade do filme mostra quase só o James enlouquecendo com a presença dos insetos e o ódio recíproco que vai se desenvolvendo entre ele e os insetos. Só lá pelas últimas cenas mesmo, quando o James e os insetos se enfrentam de forma definitiva, é que tem mais ação e suspense.
Mais informações sobre Praga Infernal? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: