terça-feira, 11 de junho de 2019

GOOBER E OS CAÇADORES DE FANTASMAS

título original: Goober and The Ghost Chasers
título brasileiro: Goober e Os Caçadores de Fantasmas
ano de lançamento: 1973
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Um pequeno grupo de jovens e seu cachorro falante passam por uma série de aventuras com pitadas de comédia, nas quais esbarram com vários fantasmas...

Sejamos francos: se você não tivesse visto o pôster aí do lado, pensaria que a gente tá falando de Scooby-Doo, Cadê Você? (1969), né?
Pois é. Goober e Os Caçadores de Fantasmas é um clone do outro seriado. Inclusive, é filho do mesmo pai: a Hanna-Barbera Productions.
Provavelmente foi exatamente por causa do excesso de semelhança que tinha com Scooby-Doo que Goober acabou não chegando muito longe nem fazendo tanto sucesso quanto o outro. Mas temos que destacar 2 diferenças básicas entre os 2 seriados: 1ª, enquanto em Scooby-Doo os garotos sempre esbarram sem querer com algum fantasma (ou outra criatura bizarra), em Goober eles sempre tão procurando voluntariamente por fantasmas e adjacências; e 2ª, enquanto em Scooby-Doo o fantasma é, em 99% das vezes, um bandido disfarçado, em Goober os fantasmas são quase todos de verdade.
Acontece que aqui os garotos têm uma revista sobre fantasmas. Então, eles andam pelo Mundo em busca de criaturas bizarras, pra entrevistar e/ou fotografar elas e publicar a matéria na revista deles.
O Goober, que é o cachorro da turma, tem características bem parecidas com as do Scooby-Doo: é um cachorro super medroso e consegue falar algumas frases simples. Mas talvez a característica mais marcante dele seja uma espécie de poder sobrenatural involuntário que ele tem: sempre que leva um susto, ele fica invisível! Só a coleira e o gorro que ele usa na cabeça é que continuam aparecendo. E ele também volta a ficar visível sem querer.
De qualquer forma, Goober e Os Caçadores de Fantasmas é uma ótima pedida pra quem gosta de terror infantil.
Outras produções da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui foram Os Flintstones (1960), Os Jetsons (1962), A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, O Esquilo sem Grilo, O Xodó da Vovó, Zé Buscapé (todos esses de 1965), Frankenstein Jr., Os Impossíveis (ambos de 1966), O Poderoso Mightor, Os Herculoides (ambos de 1967) e Os Mussarelas (1972).
Mais informações sobre Goober? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, Frankenstein Jr., Mightor, O Esquilo Sem Grilo, O Xodó da Vovó, Os Flintstones, Os Herculoides, Os Impossíveis, Os Jetsons, Os Mussarelas, Scooby-Doo e Zé Buscapé.
Até a próxima!

Nenhum comentário: