quinta-feira, 4 de novembro de 2021

TERROR NO PÂNTANO

título original: Hatchet
título brasileiro: Terror no Pântano
ano de lançamento: 2006
país: Estados Unidos
elenco principal: Joel David Moore, Kane Hodder, Tamara Feldman
direção e roteiro: Adam Green

Em algum momento não muito claro dos anos 50, um lenhador chamado Thomas Crowley vivia numa cabana da Ilha do Mel, localizada num pântano da Louisiana, com seu filho Victor. O lenhador era um pai dedicado e amava profundamente o filho, mas, pra segurança dele, tinha que deixar o garoto trancado na cabana toda vez que ele saía, já que o Victor tinha nascido com deformações monstruosas pelo corpo todo, o que tornava ele uma frequente vítima de bullying das crianças das redondezas.
E numa das vezes em que o menino ficou sozinho na cabana, essas crianças se juntaram e incendiaram a casa com ele dentro. O Thomas chegou e começou a arrombar a porta a golpes de machado pra salvar o filho. Mas uma das machadadas acabou acertando a testa do Victor, que tava do outro lado da porta e morreu na hora.
O Thomas morreu de depressão 10 anos depois. E desde então, todos que passam pelo pântano à noite ouvem a voz de um homem chorando e chamando pelo pai. E quem se atreve a desembarcar na Ilha do Mel e se aproximar da cabana onde ocorreu a tragédia simplesmente some sem deixar vestígios...

Essa lenda foi lançada pelo filme Terror no Pântano, produção que completou 15 anos de lançamento em Abril. E ela nos apresenta o vilão Victor Crowley.
Ele tem várias características do Jason Voorhees: é louco, deformado, anormalmente forte e imortal.
Também não podemos esquecer a personalidade territorialista dos 2 vilões: eles evitam sair dos seus territórios, mas matam todos os intrusos que entram lá.
Aliás, o ator que interpreta o Victor é o Kane Hodder, que interpretou o Jason no 7º, 8º, 9º e 10º filmes em que o personagem aparece (lançados respectivamente em 1988, 1989, 1993 e 2001).
Já que falamos no elenco, dá pra ver que o diretor quis impressionar os fãs de filmes de terror do século XX logo na cena do prólogo: ali, já vemos logo de cara uma participação especial dos atores Robert Englund e Joshua Leonard, que interpretaram o Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (1984) e o Josh em A Bruxa de Blair (1999). Eles são as primeiras vítimas (mostradas explicitamente) do Victor.
Claro que não podemos esquecer que, embora o vilão principal seja o Victor, as crianças que maltratavam ele são os culpados por tudo de ruim que aconteceu na história. Se não tivessem botado fogo na cabana com o garoto dentro, nada teria acontecido. Então o Victor é mais um resultado do mal do que o próprio mal.
Bom, embora Terror no Pântano seja basicamente um slasher, também tem algumas características superficiais de terror sobrenatural. Então, vai agradar aos fãs de ambos os subgêneros.
O filme teve até agora 3 continuações (2010, 2013 e 2017). E a última cena do último filme dá a entender que vem mais alguma coisa por aí (mas não foi noticiada a chegada de nenhum filme novo até agora).
O 2º filme explica melhor o passado do vilão. Mas acaba por mudar um pouco a 1ª impressão que a gente teve no 1º filme...
É porque no filme de 2006 fica a nítida impressão de que o Victor só mata quem entra ou tenta entrar na casa dele (isso seria o resultado de um trauma da noite em que os garotos tentaram entrar ali e depois incendiaram a casa). E nos filmes seguintes essa ideia é completamente abandonada.
OK. Em todos os filmes ele não sai da região da Ilha do Mel e só ataca quem chega lá de alguma forma. Mas a casa em si vira um simples detalhe na história.
De qualquer forma, se você gosta de vilões que têm a história pessoal deles desenvolvida, se você gosta de quando dá pra entender com detalhes o motivo do personagem se comportar como se comporta, você encontra isso bastante no Victor Crowley. Ele não é só um cara deformado e maluco matando todo mundo que ele vê por aí, né?
É diferente, por exemplo, de um slasher de 1981 chamado Don’t Go in the Woods Alone em que simplesmente não se menciona NADA sobre o passado e nem sequer sobre a identidade do vilão. O cara lá é simplesmente um maluco que se veste que nem um homem das cavernas e mata todo mundo que entra na floresta onde ele mora sozinho.
Uma coisa que talvez desagrade na franquia Terror no Pântano como um todo: o 1º filme tentou contar uma história relativamente séria; as continuações, devido aos exageros nas cenas de violência, acabaram virando galhofa mesmo. Ou seja, seguiu o mesmo desenvolvimento que Brinquedo Assassino (1988).
Mais informações sobre Terror no Pântano? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘séries cinematográficas’ que você acha posts sobre A Bruxa de Blair, A Hora do Pesadelo, Brinquedo Assassino e os 11 primeiros filmes em que o Jason apareceu.
Até a próxima!

Nenhum comentário: