quinta-feira, 15 de setembro de 2022

CONTOS DA ESCURIDÃO

título original: Tales from the Darkside: the Movie
título brasileiro: Contos da Escuridão
ano de lançamento: 1990
país: Estados Unidos
elenco principal: Christian Slater, David Johansen, Matthew Lawrence
direção: John Harrison
roteiro: Arthur Conan Doyle, Lafcadio Hearn, Stephen King (autores dos textos originais), George A. Romero e Michael McDowell

Uma mulher de aparência insuspeita cumprimenta os vizinhos enquanto volta das compras e chega em casa. Mas ninguém ali imagina que ela mantém um menino prisioneiro numa cela na cozinha dela. E ela pretende cozinhar ele e usar como prato principal num jantar naquela noite.
Enquanto ele ficou sozinho, ela deu a ele um livro de histórias de terror. E quando o menino vê que a mulher já vai começar a cozinhar ele, começa a contar 3 dessas histórias pra distrair ela...

Contos da Escuridão foi uma espécie de homenagem ao seriado Galeria do Terror, lançado em 1983 e encerrado em 1988. E como cada episódio desse seriado era um curta-metragem de terror, o filme foi formado por 3 curtas de terror, ligados um ao outro por uma 4ª história (a do menino lendo o livro pra distrair a psicopata canibal).
E claro: conforme ele vai lendo, a imagem sai dele e vai pra história que ele tá contando.
A 1ª história que ele lê no livro foi inspirada no conto Lot No. 249 (1892), do escocês Arthur Conan Doyle; a 2ª foi inspirada no conto O Gato dos Infernos (1977), do estadunidense Stephen King; e a 3ª foi inspirada numa passagem do livro Kwaidan ou Histórias e Estudos de Coisas Estranhas (1904), do grego Lafcadio Hearn.
Sem entrar em spoilers, a 1ª história é sobre um universitário que usa um antigo feitiço egípcio pra se vingar de colegas que fizeram uma trapaça contra ele antes, a 2ª é sobre um gato sobrenatural que leva o caos aos moradores de uma mansão e a 3ª é sobre um artista plástico decadente que faz um pacto com um monstro sem imaginar em que situação ele vai reencontrar a criatura depois.
Hoje, Contos da Escuridão também chama a atenção por trazer no elenco o Christian Slater, que na época ainda era um pós-adolescente semifamoso com 10 anos de carreira.
Uma continuação foi planejada logo depois do lançamento do filme. Mas nunca saiu do papel.
Mais informações sobre Contos da Escuridão? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: