sexta-feira, 10 de junho de 2022

ENXAME NEGRO

título original: Black Swarm
título brasileiro: Enxame Negro
ano de lançamento: 2007
país: Canadá
elenco principal: Robert Englund, Sarah Allen, Sebastien Roberts
direção: David Winning
roteiro: Ethlie Ann Vare e Todd Samovitz

Em 1998, vespas estranhas começaram a aparecer na cidade de Black Stone, eventualmente provocando acidentes fatais entre os habitantes. E a coisa foi piorando ao longo dos anos...
Em 2007, a Xerife Jane, uma antiga moradora da cidade, volta lá pra trabalhar na delegacia. E além de se deparar com mais vespas e novos casos de mortes provocados pelos insetos, ela também não demora a perceber que vários habitantes da cidade começaram a se comportar de uma forma bem estranha.
Não demora e a Jane e o ex namorado dela, um exterminador de pragas chamado Devin, descobrem que as vespas são mutantes criados há 10 anos por um cientista que trabalhava pro governo. E embora ele conseguisse manter um certo controle sobre as criaturas até alguns anos atrás, agora o cara não sabe mais o que fazer pra segurar elas.
Numa última tentativa de controlar as vespas, ele criou pêssegos especiais que atraem as criaturas. Mas como a filha da Jane comeu um dos pêssegos sem saber do que se tratava, agora as vespas tão perseguindo a menina.
Além disso, as pessoas ferroadas pelas vespas se transformaram em zumbis, que também tão atrás da menina. E escapar desse exército de criaturas bizarras não vai ser fácil.

Filmes de terror sobre abelhas, como Abelhas Selvagens (1976), O Enxame (1978) e Abelhas Assassinas (2002) não chegam a ser raros. Mas filmes desse gênero sobre vespas já são algo bem mais incomum. E Enxame Negro inovou nesse ponto.
Outra inovação foi o ator Robert Englund interpretando aqui um personagem bem intencionado. Afinal, ele é famoso por ter interpretado o Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (1984) e na maioria das produções em que o vilão apareceu.
Claro que Enxame Negro também tem algumas esquisitices, como o fato dos zumbis serem simplesmente esquecidos a partir de um determinado ponto do filme: eles foram atingidos pela Síndrome de Chuck Cunningham.
Enxame Negro é um dos filmes que formam o grupo Maneater, assim como A Criatura da Montanha e A Fúria de Simuroc (ambos de 2011).
A última cena deixa uma porta aberta pra uma continuação. Mas, pelo menos até agora, nada à vista.
Mais informações sobre Enxame Negro? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ pra ver posts sobre Abelhas Assassinas, Abelhas Selvagens e O Enxame; em ‘monstros gigantes’ pra ver posts sobre A Criatura da Montanha e A Fúria de Simuroc; e em ‘séries cinematográficas’ pra ver um post sobre A Hora do Pesadelo.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror! 
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Desde Tubarão os animais se tornaram mortíferos em filmes como esse

Leo Rib disse...

Principalmente na 2ª metade dos anos 70, né? Foi ali que os filmes de terror sobre animais enfurecidos invadiram o cinema com força total.
Mas isso foi exatamente por causa de Tubarão, que foi lançado em 1975.