título original: Black Swarm
título brasileiro: Enxame Negro
ano de lançamento: 2007
país: Canadá
elenco principal: Robert Englund, Sarah Allen, Sebastien Roberts
direção: David Winning
roteiro: Ethlie Ann Vare e Todd Samovitz
Em 1998, vespas estranhas começaram a aparecer na cidade de Black Stone, eventualmente provocando acidentes fatais entre os habitantes. E a coisa foi piorando ao longo dos anos...
Em 2007, a Xerife Jane, uma antiga moradora da cidade, volta lá pra trabalhar na delegacia. E além de se deparar com mais vespas e novos casos de mortes provocados pelos insetos, ela também não demora a perceber que vários habitantes da cidade começaram a se comportar de uma forma bem estranha.
Não demora e a Jane e o ex namorado dela, um exterminador de pragas chamado Devin, descobrem que as vespas são mutantes criados há 10 anos por um cientista que trabalhava pro governo. E embora ele conseguisse manter um certo controle sobre as criaturas até alguns anos atrás, agora o cara não sabe mais o que fazer pra segurar elas.
Numa última tentativa de controlar as vespas, ele criou pêssegos especiais que atraem as criaturas. Mas como a filha da Jane comeu um dos pêssegos sem saber do que se tratava, agora as vespas tão perseguindo a menina.
Além disso, as pessoas ferroadas pelas vespas se transformaram em zumbis, que também tão atrás da menina. E escapar desse exército de criaturas bizarras não vai ser fácil.
Filmes de terror sobre abelhas, como Abelhas Selvagens (1976), O Enxame (1978) e Abelhas Assassinas (2002) não chegam a ser raros. Mas filmes desse gênero sobre vespas já são algo bem mais incomum. E Enxame Negro inovou nesse ponto.
Outra inovação foi o ator Robert Englund interpretando aqui um personagem bem intencionado. Afinal, ele é famoso por ter interpretado o Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (1984) e na maioria das produções em que o vilão apareceu.
Claro que Enxame Negro também tem algumas esquisitices, como o fato dos zumbis serem simplesmente esquecidos a partir de um determinado ponto do filme: eles foram atingidos pela Síndrome de Chuck Cunningham.
Enxame Negro é um dos filmes que formam o grupo Maneater, assim como A Criatura da Montanha e A Fúria de Simuroc (ambos de 2011).
A última cena deixa uma porta aberta pra uma continuação. Mas, pelo menos até agora, nada à vista.
Mais informações sobre Enxame Negro? Lá vai:
E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ pra ver posts sobre Abelhas Assassinas, Abelhas Selvagens e O Enxame; em ‘monstros gigantes’ pra ver posts sobre A Criatura da Montanha e A Fúria de Simuroc; e em ‘séries cinematográficas’ pra ver um post sobre A Hora do Pesadelo.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!
2 comentários:
Desde Tubarão os animais se tornaram mortíferos em filmes como esse
Principalmente na 2ª metade dos anos 70, né? Foi ali que os filmes de terror sobre animais enfurecidos invadiram o cinema com força total.
Mas isso foi exatamente por causa de Tubarão, que foi lançado em 1975.
Postar um comentário