segunda-feira, 13 de junho de 2022

FÚRIA SANGRENTA

título original: Grizzly Rage
título brasileiro: Fúria Sangrenta
ano de lançamento: 2007
país: Canadá
elenco principal: Graham Kosakoski, Kate Todd, Tyler Hoechlin
direção: David DeCoteau
roteiro: Arne Olsen

Um grupo de amigos chamados Ritch, Sean, Wes e Lauren foram acampar numa floresta em 2006. E é o mesmo que eles pretendem voltar a fazer em 2007.
Só que, quando já tão na estrada, eles decidem mudar o itinerário e acham mais interessante ir explorar a parte mais isolada da mesma floresta, aonde eles nunca foram antes...
E mesmo passando por vários avisos de “NÃO ULTRAPASSE!”, o Ritch se anima e começa a correr com o carro a altíssima velocidade, acabando por perder a direção. E ele bate numa árvore e atropela e mata um filhote de urso que tava perto dali!
É claro que a mãe do filhote também tá ali por perto. E é mais claro ainda que ela ficou furiosa com a situação que acabou de ver.
Os garotos tentam fugir, mas a ursa não demora muitos minutos pra alcançar eles e acabar com o Ritch a patadas!
Conseguirão os 3 sobreviventes escapar à fúria do instinto materno da ursa?

Fúria Sangrenta é o tipo de longa-metragem que tem 2 faltas básicas: pouco elenco e pouco assunto.
É evidente que isso não é problema quando se trata de um curta ou de um média. Mas quando faltam esses 2 elementos num longa (e esse aqui tem 86 minutos), ele não tem como manter muito interesse do público. O que resta fazer aí é botar um monte de cenas no filme só pra encher linguiça até ele se aproximar de 80 minutos pra poder ser considerado um longa.rsrs
Se você tá vendo um filme que mostra apenas 4 personagens perdidos numa floresta (na verdade, só 3, já que um deles morre logo no início) e fugindo de uma ursa furiosa, você já sabe que a única coisa que vai ver daí até a última cena é só isso mesmo e ponto final. Não tem como a história evoluir.
E existem até assuntos adicionais que poderiam dar numa história um pouquinho mais consistente se se desenvolvessem.
Por exemplo, o grupo de amigos encontra um lago da floresta que tá sendo usado ilegalmente como depósito de lixo tóxico. E isso faz uma insinuação superficial de que a ursa teve a estrutura física normal dela alterada pelo contato com as toxinas, o que explicaria uma certa capacidade de raciocinar e uma resistência física extrema que ela demonstra em algumas cenas (aliás, se  a gente for ver por esse lado, a história fica bem parecida com o que a gente viu em A Semente do Diabo, de 1979, né?). Mas o assunto é abandonado durante o filme.
Os garotos também encontram a cabana abandonada de um caçador, cheia de armadilhas e armas, insinuando que alguém já tentou matar ou capturar aquela ursa antes. Mas esse assunto também não se desenvolve.
Se essas questões fossem aproveitadas melhor, não vou dizer que o filme viraria uma obra-prima. Mas, pelo menos, ficaria melhorzinho, né?
Ou então, que o diretor fizesse um média-metragem de 1 hora. Daria tempo de passar numa boa tudo o que ele quis mostrar ali.
Fúria Sangrenta é um dos filmes do grupo Maneater, assim como Enxame Negro (2007), A Criatura da Montanha e A Fúria de Simuroc (ambos de 2011).
Mais informações sobre Fúria Sangrenta? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘monstros gigantes’ que você acha posts sobre A Criatura da Montanha e A Fúria de Simuroc e em ‘minimonstros’ que você acha um post sobre A Semente do Diabo e Enxame Negro.
Até a próxima!

Nenhum comentário: