terça-feira, 7 de junho de 2022

A AMEAÇA DO OUTRO MUNDO

título original: It! The Terror from Beyond Space
título brasileiro: A Ameaça do Outro Mundo
ano de lançamento: 1958
país: Estados Unidos
elenco principal: Kim Spalding, Marshall Thompson, Shirley Patterson
direção: Edward L. Cahn
roteiro: Jerome Bixby

Em Janeiro de 1973, uma tripulação sob o comando do Coronel Edward Carruthers pousou em Marte. Mas a nave ficou avariada e, consequentemente, presa no planeta ao fazer isso.
Numa ocasião em que todos saíram da nave pra explorar Marte de jipe, eles foram surpreendidos por uma tempestade de areia e perderam a nitidez do que enxergavam ao redor deles.
De repente, um dos astronautas sumiu do jipe. Depois outro. Depois outro. E aí eles viram uma figura indistinta do lado do jipe puxando os humanos pra ela.
Os astronautas que ainda tavam no jipe atiraram contra a criatura, mas ela só recuou quando tinha sobrado apenas o Edward, que correu de volta pra nave.
Passados 6 meses, chega ali uma nave de resgate com 9 passageiros, comandada pelo Coronel Van Heusen, pra buscar os sobreviventes da outra expedição. Mas eles não acreditam na história que o Edward conta.
Depois que a nave zarpa de volta pra Terra, eles percebem que levaram um 11º passageiro sem perceber. E aí constatam de perto o quanto o Edward dizia a verdade...

Acho que tá bastante evidente que A Ameaça do Outro Mundo inspirou bastante o roteiro de Alien (1979), né? Aliás, é quase a mesma história com apenas algumas alterações no script.
Claro que são produções que não têm o mesmo nível de violência explícita nem os mesmos efeitos especiais (existem 21 anos de diferença entre os 2 filmes). Mas quem é fã de Alien com certeza vai gostar da Ameaça do Outro Mundo, se levar em conta que se trata de um filme em preto e branco e feito nas condições dos anos 50.
Quanto à identidade do monstro, é uma fera de Marte, evidentemente. Mas não se explica nada com muitos detalhes além disso.
Um dos astronautas levanta a possibilidade de que a criatura seja o sobrevivente de um povo que já foi civilizado de Marte. Mas essa nação deve ter sido dizimada por alguma tragédia geral, como fome, guerras ou epidemias, fazendo com que os poucos sobreviventes tenham adquirido a personalidade brutal que eles viram o bicho tendo.
A teoria parece um pouco fraca, já que nunca foi visto nenhum vestígio de civilização já arrasada em Marte, como prédios em ruínas e adjacências.
De qualquer forma, isso também não muda nada na história, que em alguns pontos pareceu até se perder do tema principal, tentando criar um triângulo amoroso entre o Edward, o Van e a geóloga Ann. Mas, sinceramente, esse romance não pegou.
Outro filme dirigido pelo Edward L. Cahn que eu já indiquei aqui foi A Maldição do Homem sem Face (também de 1958).
Mais informações sobre A Ameaça do Outro Mundo? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘ficção científica’ que você acha o post sobre A Maldição do Homem sem Face e Alien.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

To sabendo desse filme agora

Leo Rib disse...

Curiosamente, esse filme ficou meio esquecido nos dias atuais.
No mês passado eu comentei no canal de um youtuber sobre esse filme e ele também não conhecia.