sábado, 24 de julho de 2021

UMA LUZ NA ESCURIDÃO

título original: Light of Darkness
título brasileiro: Uma Luz na Escuridão
ano de lançamento: 1998
país: Estados Unidos
elenco: Cheryl Lawson e Gregory Storm
direção e roteiro: Michael Cargile

Uma mulher branca dirige sozinha por uma região descampada de noite.
Aparentemente perdida, ela vê que a gasolina do carro já tá chegando ao fim. E quando isso acontece, como não há o mínimo vestígio de civilização ali por perto, mas só um campo com algumas árvores em volta sem nem 1 único poste elétrico, a mulher conclui que não tem o que fazer.
Assim, ela se acomoda no carro e decide dormir ali, pensando em ir embora a pé quando amanhecer.
Algum tempo depois, uma figura indistinta se aproxima do carro...
A mulher acorda com o barulho de passos e, olhando lá pra fora pela janela, ela vê um homem negro vestido com roupas desgastadas e, aparentemente, com algum tipo de retardo mental.
Ele não parece saber falar, mas faz vários gestos dando a entender que ela tem que sair do carro imediatamente...

De acordo com alguns sites, Light of Darkness foi lançado em alguns eventos de cinema do Brasil com o nome traduzido de Uma Luz na Escuridão. Mas não encontrei nenhuma informação detalhada sobre isso.
Bom, temos aqui um curta-metragem de 9 minutos que nos alerta pra velha questão de não julgar as pessoas pela aparência.
Quando a mulher branca se vê sozinha e sem ninguém a quem ela possa pedir socorro diante de alguém que era homem, negro, pobre e deficiente mental, ela vê ali apenas uma figura que inspira medo e que está ali pra fazer algum mal a ela (a mulher podia ter preconceitos contra ele por qualquer uma das características mencionadas acima ou por todas elas ao mesmo tempo). Mas, poucos minutos depois, ela vê que a última coisa que o homem queria era que acontecesse algum mal a ela.
Já sei que algumas pessoas vão questionar que a característica ‘homem’ seja incluída entre as outras contra as quais a mulher teria preconceitos. Afinal, na cabeça de certas pessoas, só existe preconceito contra as chamadas “minorias” (negros, pobres, deficientes...). E homens nunca sofrem nenhum tipo de preconceito só por serem homens.
Bem, vejamos as frases de algumas feministas famosas:

“Quero ver todo homem espancado e sangrando, com um salto alto enfiado em sua boca, como uma maçã na boca de um porco.” (Andrea Dworkin)

“Meu filho é um homem que tem defeitos só por ser um homem. A última palavra tem que ser a nossa, das mulheres.” (Eliane Dias)

“Mulheres, matem todos os homens que vocês encontrarem. E se descobrirem que estão grávidas de meninos, abortem eles pra não nascerem mais homens.” (Jenny McDermott)

“Homem é tudo lixo!” (Maísa Silva)

“Todo homem é um estuprador” (Pitty)

“O macho é uma fêmea incompleta, um aborto ambulante, mutilado no estágio de gene. Ser macho é ser deficiente, emocionalmente limitado. A condição masculina é uma doença. E os machos são aleijões emocionais.” (Valerie Solanas)

Então, será mesmo que homens não sofrem nenhum preconceito só por serem homens???
Se a gente lembrar que as feministas se inspiram nesse tipo de frase dito por esse tipo de celebridade pra seguirem em frente com o movimento delas...
Bom, fica aí algo pra refletir.
Mais informações sobre Uma Luz na Escuridão? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: