quarta-feira, 21 de julho de 2021

PROGRAMA LIVRE

título original: Programa Livre
ano de lançamento: 1991
país: Brasil
apresentadores principais: Babi Xavier, Otávio Mesquita, Sergio Groisman
direção: Josias Braga

Em 1991, o SBT decidiu lançar 10 programas novos, como comemoração ao aniversário de 10 anos da emissora. E um deles foi o Programa Livre, que tinha como objetivo principal abrir o diálogo entre a programação do SBT e o público adolescente e pós-adolescente: foi a 1ª atração depois da redemocratização do Brasil a permitir que jovens fizessem perguntas diretas na TV aberta sobre temas considerados proibidos poucos anos antes.
A atração principal de cada dia era uma entrevista, embora também sempre acontecessem algumas apresentações musicais e até cômicas (quando o entrevistado era um humorista). E o apresentador fazia as perguntas principais ao convidado da vez, depois deixando que os jovens da plateia fizessem as perguntas que quisessem.
O Programa Livre foi apresentado pelo Sergio Groisman durante os seus 8 primeiros anos, com o Otávio Mesquita substituindo o Sergio em situações eventuais (outros apresentadores também passaram por ali, mas isso foi mais eventual ainda).
Na fase final, o programa foi apresentado pela Babi Xavier.
O Programa Livre saiu do ar em 2001 (projetos de trazer ele de volta surgiram em 2012, mas não seguiram em frente).
Bom, se você tem menos de 25 anos e quer ter uma ideia mais concreta de como o Programa Livre funcionava, basta dar uma olhada no Altas Horas, que o Sergio apresenta na Globo desde o ano 2000. Ele segue basicamente o mesmo estilo que o Programa Livre.
Mais informações sobre o Programa Livre? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: