segunda-feira, 17 de maio de 2021

SHAKMA / A FÚRIA ASSASSINA

título original: Shakma
títulos brasileiros: Shakma / A Fúria Assassina
ano de lançamento: 1990
país: Estados Unidos
elenco principal: Amanda Wyss, Christopher Atkins, Roddy McDowall
direção: Hugh Parks e Tom Logan
roteiro: Roger Engle

Numa universidade de Biologia, um aluno chamado Sam se apegou muito a um babuíno chamado Shakma. E ele realmente se irrita quando descobre que um professor usou o babuíno numa experiência, deixando sequelas que não têm como ser revertidas: agora soltando rugidos iguais aos de um leão, o Shakma se tornou muito mais feroz do que já era. E a ferocidade dele vai aumentar cada vez mais daqui pra frente.
O professor manda o Sam aplicar o sonífero mais forte que eles têm no Shakma. Mas, com medo de matar o babuíno se injetar aquilo nele, o rapaz aplica outro sonífero menos potente e deixa o bicho dormindo na sala do prédio onde ficam as jaulas dos outros animais...
Ele nem imagina que, da próxima vez em que entrarem ali, só vão encontrar carcaças despedaçadas dentro das jaulas e um babuíno mutante enlouquecido e prestes a massacrar todos os humanos que ele vai encontrar pelos corredores daquele prédio!

Bom, temos aqui mais um filme de mutante, exibido no Brasil às vezes com o título original, outras vezes com o título de A Fúria Assassina. E comparado com os ‘colegas’ dele da mesma época, eu diria que ele tá entre os melhores.
É claro que o roteiro de Shakma tem lá as suas pequenas derrapadas. Por exemplo, o prédio da universidade de Biologia onde se passa a história só tem 1 único telefone, não tem nenhuma câmera de segurança em parte nenhuma e não fica nem 1 único vigia nem mesmo na portaria do prédio (aliás, não tem nem porteiro!)... Pra uma faculdade de Biologia dos Estados Unidos, essa é bem largada, né?rsrs
Mas, descontando esses pequenos detalhes, a história é legal. E tem início, meio e fim, direitinho.rs
Os personagens de Shakma são verdadeiras caricaturas: o herói bonitão, loiro, de olhos azuis, virgem (pelo menos ao que tudo indica: afinal, o máximo que ele faz é dar uns selinhos na namorada), que é mártir o suficiente pra se culpar por tudo de ruim que acontece ali (e até um certo ponto, até que isso procede mesmo) e que faz um grande sacrifício no final do filme pra ‘se redimir’; um cientista louco e todo atrapalhado; um nerd que é um especialista em computadores e se veste que nem um hippie barbudo e sujo... Mas, apesar disso, todos esses personagens se encaixam na história. Você não vê ninguém ali como se tivesse fora do contexto do filme. E de nomes famosos na área do terror temos no elenco o Christopher Atkins e o Roddy McDowall.
Shakma não apresenta muitas mudanças de cenário, mas também deve agradar aos fãs de aventura, pois tem bons momentos de ação e suspense garantido.
Humor? É. Pode se dizer que a interpretação caricata do Roddy McDowall acaba criando alguns momentos cômicos. Mas, apesar disso, podemos considerar Shakma uma tragédia, já que nenhum dos personagens acaba bem.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: