quinta-feira, 20 de maio de 2021

ÀS VEZES ELES VOLTAM

título original: Sometimes They Come Back
título brasileiro: Às Vezes Eles Voltam
ano de lançamento: 1991
país: Estados Unidos
elenco principal: Chris Demetral, Robert Rusler, Tim Matheson
direção: Tom McLoughlin
roteiro: Stephen King (autor do texto original), Lawrence Konner e Mark Rosenthal

Em 1963, 2 meninos chamados Jim e Wayne moravam numa cidade do interior dos Estados Unidos. Eles eram irmãos e, num dia em que tavam passeando, passaram por um túnel que fazia parte de uma linha de trem.
De repente, foram cercados por 4 greasers (adolescentes brigões dos anos 50, tipo James Dean). E esses começaram a bater nos garotos, até que o Wayne se defendeu e acabou sendo morto por um dos bandidos com uma facada.
Nesse momento, o trem apareceu indo na direção deles. E embora o Jim e um dos greasers tenham conseguido fugir correndo, os outros 3 acabaram sendo atropelados pelo trem e morreram.
Depois dessa tragédia, o Jim e a família dele foram embora da cidade. Mas, passados 27 anos, ele é obrigado a voltar, já que consegue um emprego como professor lá.
Só que, pro grande espanto dele, a cada novo dia de aula, um dos 3 greasers mortos no passado reaparece na escola, se apresentando como um novo aluno dele!
A princípio, o Jim acha que são só pessoas parecidas, já que, mesmo que eles tivessem sobrevivido, não poderiam manter a mesma aparência que tinham há 27 anos atrás. Mas logo se aterroriza ao perceber que aqueles são mesmo os 3 bandidos que mataram o irmão dele e morreram atropelados pelo trem! E agora eles voltaram das portas do Inferno pra fazer algo terrível contra ele!

Há exatamente 30 anos, em Maio de 1991, a franquia Às Vezes Eles Voltam era apresentada aos fãs de filmes de terror com esse telefilme aqui.
A série teve 2 outros filmes (1996 e 1998), ambos lançados direto em vídeo. Mas nenhum dos 2 continua a história do 1º filme, se passando em lugares diferentes e envolvendo personagens diferentes.
O último filme, então, parte pra um tema de satanismo que não tem nada a ver com o 1º.
Mas enfim: vamos voltar ao assunto desse post aqui.
Inspirado no conto Sometimes They Come Back (1974), do Mestre Stephen King, esse telefilme consegue contar uma história com início, meio e fim. E tem até um final feliz (dentro do possível, é claro).
Aliás, o final do filme é uma cópia escancarada do final de Ghost (1990), que era um dos filmes mais populares da época.
Bom, sobre a ressurreição dos greasers, pouca explicação é dada. Mas o pouco que é dito até que basta...
Um personagem conta que, quando alguém morre, antes de ir pro Céu ou pro Inferno, primeiro passa por uma dimensão intermediária. Mas se os espíritos que tão lá deixaram algum assunto inacabado na Terra, embora ninguém saiba explicar exatamente o motivo disso, às vezes eles voltam.
O problema é que, em vida, os greasers já eram violentos só pelo prazer de serem violentos e saírem por aí causando desordem sem motivo. Mas, depois de mortos, além de manter a mesma personalidade, eles também adquiriram poderes sobrenaturais, permitindo que eles cometam atrocidades piores ainda.
Suspense? Não (embora o filme consiga manter um certo clima de tensão em várias cenas). Os vilões aqui atacam de uma forma mais direta e sem fazer muito suspense. Aliás, eles sempre se manifestam com aquela histeria típica de ‘adolescentes do mal’.
Comédia? Também não. Tentaram contar aqui uma história mais séria e até mais voltada pra quem gosta de personagens com um caráter mais ‘humano’, no que diz respeito à família do Jim.
Outro filme em que o Tom McLoughlin se envolveu e que eu já indiquei aqui foi Sexta-Feira 13 – parte 6: Jason Vive! (1986) Ele foi diretor e roteirista do filme, além de fazer uma ponta na cena da ressurreição do Jason.
Mais informações sobre Às Vezes Eles Voltam? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13 – parte 6: Jason Vive!
Até a próxima!

Nenhum comentário: