domingo, 9 de maio de 2021

BANDH DARWAZA

título original: Bandh Darwaza
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1990
país: Índia
elenco principal: Anirudh Agarwal, Hashmat Khan, Manjeet Kullar
direção: Shyam Ramsay e Tulsi Ramsay
roteiro: Dev Kishan e Shyam Ramsay

Numa região florestal e montanhosa da Índia, fica um palácio em ruínas chamado Kali Pahadi, onde se reúnem vários praticantes de magia negra pra servir ao seu mestre, o demônio Nevla. E eles fazem de tudo pra proteger esse monstro e manter ele fora do alcance dos inimigos, mesmo sabendo que ele sempre mata os traidores e os que falham nas missões.
Essa criatura se dedica eternamente e tentar levar mais e mais pessoas pra se tornarem novos magos do clã de Kali Pahadi.
Enquanto isso, nas mansões das famílias ricas que rodeiam aquela floresta, segue um triângulo amoroso entre o jovem herdeiro Kumar, sua noiva Sapna e uma garota mimada chamada Kamya, que quer separar o Kumar da Sapna e pegar ele pra ela a qualquer preço.
O que a Kamya nem desconfia é que ela foi gerada através de um pacto que a mãe dela fez com o Nevla. E agora o demônio quer levar ela pra Kali Pahadi pra transformar a garota numa maga a serviço dele.
Mas se engana quem pensa que a Kamya vai ser uma vítima sofredora nas mãos do Nevla: ela vai é aproveitar a oportunidade e tentar usar a magia do demônio pra conquistar o Kumar.

Bandh Darwaza pode ser classificado como uma mistura de terror e aventura. Mas conta com alguns toques simples de comédia, principalmente no início, protagonizados pelo mordomo Gopi (curiosamente, esse personagem simplesmente some depois de umas poucas cenas).
Vemos logo de cara que, embora o vilão principal seja mencionado pelos demais personagens como um “demônio” durante todo o filme, ele tem claramente a imagem e o comportamento do vampiro clássico dos filmes hollywoodianos.
Por falar em produções norte-americanas, Bandh Darwaza tem várias cenas em que, ao fundo, podemos ouvir os temas de Sexta-Feira 13 (1980), como o famoso “ki-ki-ki-ki-ki... ma-ma-ma-ma-ma...”.
Levando em conta que a história gira em torno de um palácio em ruínas e inclui uma maldição sobrenatural e uma criatura de aparência bizarra, podemos dizer que existe um certo ar gótico.
O filme também apresenta alguns erros de continuidade (como partes gravadas de dia e partes gravadas de noite mostradas alternadamente na mesma cena) e personagens chegando a conclusões idiotas (como uma cena em que o Kumar chega a uma sala cheia de tochas que acabaram de ser acesas e comenta: “Parece que ninguém vem aqui há muitos anos!”).
Talvez o roteiro de Bandh Darwaza funcionasse melhor numa série do que num filme, já que o desenvolvimento da história é muito cheio de altos e baixos. E o filme tem nada menos que 2 horas e meia de duração.
Então, sim: esse filme tem várias falhas. Mas, descontando isso, é um filme de terror regular do subgênero ‘sobrenatural’. E também deve agradar aos fãs de aventura, já que tem várias cenas de luta e perseguição.
Mais informações sobre Bandh Darwaza? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Se não me engano ele passou em uma Cinemateca daqui do RS.

Leo Rib disse...

É mesmo?! Legal!