terça-feira, 20 de agosto de 2019

HALLOWEEN / A NOITE DO TERROR / O DIA DAS BRUXAS

título original: Halloween
títulos brasileiros: Halloween / A Noite do Terror / O Dia das Bruxas
ano de lançamento: 1978
país: Estados Unidos
elenco principal: Donald Pleasence, Jamie Lee Curtis, Tony Moran
direção: John Carpenter
roteiro: Debra Hill e John Carpenter

No Halloween de 1963, na cidade de Haddonfield, um menino de 6 anos chamado Michael Myers veste uma máscara e, sem nenhum motivo aparente, esfaqueia a irmã mais velha dele até que ela morra. E depois disso, o menino entra em estado catatônico, não fala mais nenhuma palavra e é mandado pra um hospício de segurança máxima.
Pelos 15 anos seguintes, ele é analisado pelo psiquiatra Samuel Loomis. Até que consegue fugir do hospício às vésperas do Halloween de 1978, voltando à cidade natal dele e passando a usar uma máscara de borracha branca que ele rouba de uma loja. E por motivos que ninguém entende, o Michael começa a perseguir uma garota chamada Laurie e todos que se aproximam dela, enquanto o Samuel tenta localizar e deter o louco assassino.

Embora O Massacre da Serra Elétrica seja considerado a franquia slasher mais antiga da História do Cinema, só se pode dizer isso hoje, que já foram lançadas 7 produções com base no filme de 1974 que deu início à história. Até o meio dos anos 80, o mencionado filme ainda não tinha recebido nenhum tipo de continuação nem de pré-sequência. E quando essas continuações e pré-sequências finalmente chegaram, vieram com muitos anos de diferença entre um filme e outro (1986, 1990, 1995, 2003, 2006, 2013 e 2017).
Antes disso, Halloween já tinha se popularizado como a 1ª franquia com esse tipo de tema da História do Cinema, apesar do 1º filme (exibido no SBT com o título de O Dia das Bruxas e lançado em VHS e DVD com o título de A Noite do Terror) ser 4 anos mais novo que o 1º filme da outra franquia.
Bom, assim começou uma série cinematográfica que trazia uma história com bem mais consistência do que várias outras do mesmo tipo.
É bom lembrar que o 3º filme da série Halloween (1982) conta uma história completamente independente de todo o resto, com outros personagens e outro tema (parece que a ideia original é que a franquia fosse formada por histórias diferentes, cada uma dividida em 2 filmes, mas isso não agradou aos produtores).
O 2º, o 4º, o 5º e o 6º filmes da série (lançados respectivamente em 1981, 1988, 1989 e 1995) são continuações uns dos outros, partindo do 1º filme. Mas, na época do 6º filme, dava pra ver que o rumo que a história tinha tomado não tava agradando nem ao público nem à crítica. Então, mudanças eram necessárias...
Como a história já tinha se tornado complexa demais pra mudar a partir dali, o jeito foi abandonar tudo o que tinha sido mostrado do 3º filme pra frente e criar uma nova versão da história, inspirada só nos 2 primeiros filmes.
Ou seja: a história ganhou uma 2ª linha de tempo.
Assim, o 7º filme da série (1998) inaugurou uma nova versão da história. E chegou a ter até uma continuação (2002). E sabem que esses 2 últimos filmes realmente ficaram mais legais do que aqueles que foram ignorados?rs
É interessante lembrar que, seguindo só o filme de 1978, a gente não consegue ver nenhuma explicação lógica pro Michael ser mau. Ele levava a vida comum de uma criança de classe média dos Estados Unidos: não passava por dificuldades financeiras, não era maltratado pelos pais, não era obrigado a fazer nada que não quisesse...
As explicações pro que ele fez só vão aparecer alguns anos depois, nas continuações que eu mencionei acima.
Algumas coisas que aparecem desde o 1º filme, entretanto, nunca são devidamente explicadas. Principalmente os poderes do Michael: ele é imortal (ele leva inúmeros golpes mortais em TODOS os filmes em que ele aparece, cai inconsciente na hora em que leva o golpe e pouco depois se levanta como se nada tivesse acontecido), é anormalmente forte, tem a capacidade de dirigir veículos aos quais nunca teve acesso (ele foge do hospício dirigindo um carro com perfeição, sendo que nunca tinha manejado um) e tem um aparente poder de teletransporte (em algumas cenas, vemos alguém correndo, correndo, correndo, correndo, correndo, correndo pra fugir dele e, quando a pessoa olha pra trás, ele tá só a uns 5 metros de distância e caminhando a passos lentos!).
É claro que, como alguns filmes da 1ª linha de tempo mencionam que ele tá associado a uma seita de magos que misturam druidismo com satanismo, pode ser isso que dá poderes sobrenaturais a ele. Mas essa explicação não cola muito, né? Até porque esse ‘esclarecimento’ só aparece muitos anos depois do 1º filme.
A história ganhou uma 3ª linha de tempo com um remake do filme de 1978, lançado em 2007 e sendo seguido em 2009 por uma continuação (e tá chegando aí um post sobre esse remake nos próximos dias...).
E uma 4ª linha de tempo apareceu em 2018, sendo uma continuação direta do filme de 1978 e ignorando qualquer outra produção sobre a história que tenha vindo depois.
Algumas coisas ficaram meio forçadas aí...
Se o filme de 2018 foi inspirado SÓ em coisas que foram mostradas no filme de 1978 e se passa 40 anos depois dele, é meio forçado mostrar a Laurie como uma velha traumatizada pelo que ela passou nas mãos do Michael na juventude.
No 1º filme, a Laurie só vê o Michael olhando pra ela de longe na rua algumas vezes e depois ela recebe um ataque direto dele que nem dura tanto tempo assim, porque logo após ela já é salva pelo Samuel.
Será que só isso foi o suficiente pra ela ficar traumatizada pelos 40 anos seguintes, ficar todo dia se especializando no uso de armas pra se defender do Michael se ele voltasse um dia e ainda transformar a casa dela numa espécie de ‘fortaleza anti-Michael Myers’?
Ela tá exagerando tanto quanto aquelas feministas que querem exterminar todos os homens do Mundo só porque algum homem falou alguma coisa desagradável.
Uma curiosidade: Halloween lançou uma espécie de moda em relação aos slashers, já que vários outros que foram lançados nos anos seguintes também tinham nomes relacionados a datas comemorativas ou então a datas consideradas dias de azar.
E uma moda slasher que o filme não lançou, mas que seguiu, foi mostrar uma cena de sexo e uma mulher com as tetas de fora (Tower of Evil, de 1972, por exemplo, é um slasher que já tinha mostrado isso fartamente em várias cenas 6 anos antes de Halloween).
Dá pra ver que os slashers foram os filmes de terror que mais apelaram pras cenas de sexo (simulado, pelo menos na grande maioria das vezes), geralmente entre a garota tarada e o garoto brigão do grupo de heróis.
Mais informações sobre o filme de 1978? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você encontra um post sobre Tower of Evil.
Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Deste "Halloween" de 1978 até "Eles Vivem" em 1988, John Carpenter enfileirou grandes filmes de ficção e terror, alguns sensacionais como "Fuga de Nova York" e "O Enigma do Outro Mundo".

Abraço

Leo Rib disse...

Aliás, tem um post sobre Eles Vivem na fila pra ser lançado aqui no blog.
Ainda vai demorar um pouquinho, porque ainda tem muita coisa na frente. Mas vamos chegar lá.rs
Abraço também!