quinta-feira, 22 de agosto de 2019

HALLOWEEN - O INÍCIO

título original: Halloween
título brasileiro: Halloween - O Início
ano de lançamento: 2007
país: Estados Unidos
elenco principal: Daeg Faerch, Malcolm McDowell, Tyler Mane
direção: Rob Zombie
roteiro: Debra Hill, John Carpenter (autores do texto original) e Rob Zombie

No início dos anos 90, um menino chamado Michael Myers vive sendo incomodado 24 horas por dia. De um lado tão os garotos da escola que fazem bullying com ele por causa da mãe dele (que trabalha como prostituta), do outro lado tá o padrasto sujo, implicante e mal-humorado, mas de quem a mãe dele se recusa a se separar (é a completa mulher de malandro!).
O garoto dá os primeiros sinais de desequilíbrio mental por causa disso, começando a torturar e matar animais. Mas, no Halloween de 1991, quando o Michael tem 11 anos, ele chega realmente ao limite dele...
Naquela tarde, ele mata um dos garotos da escola. E na mesma noite, massacra todas as pessoas que tão na casa dele, poupando apenas a irmã recém-nascida (a única pessoa que ele amava).
Internado num hospício pra loucos de alta periculosidade, ele passa a ser tratado por um psicólogo chamado Samuel, que acredita que o Michael seja algum tipo de psicopata ainda não catalogado.
O velho até se preocupa com o menino. Mas tá mais interessado em ficar famoso com os livros que escreve sobre o caso.
Mantendo uma natureza agressiva no início (chegando até a matar uma enfermeira), o Michael logo depois se fecha no mundo dele, dedicando os anos seguintes que passa ali a criar máscaras artesanais.
Passados 16 anos desde que foi internado, agora transformado num homem corpulento de 2 metros de altura e que cobre a cara o tempo todo com os longos cabelos, ele consegue fugir do hospício.
O Samuel tem certeza de que o Michael voltou pra cidade natal dele em busca da irmã que ele poupou do massacre. E corre pra lá.
É a Noite de Halloween de 2007. Mas vai se transformar numa noite de terror pros habitantes da cidade...

Remake do clássico slasher de 1978, Halloween - O Início tem várias diferenças em relação a ele: lá existia mais um terror de suspense, aqui existe mais um terror gráfico, com cenas de violência explícita; lá não foi dada nenhuma explicação pro Michael virar um supervilão, aqui o filme gasta metade do seu tempo de duração explicando o motivo disso; lá o Michael entrava em hibernação durante 363 dias do ano e só acordava na véspera e no dia do Halloween, aqui ele fica bem acordado durante o ano inteiro; lá o Michael foi retratado como um homem de estrutura física comum, aqui ele é retratado quase como um lutador de MMA; lá o Michael queria matar só a Laurie e as pessoas que se aproximavam da Laurie e não tava nem aí pro resto da Humanidade, aqui ele mata quase qualquer coisa que se mexa na frente dele; lá o Michael foi retratado como uma figura perigosa e completamente enigmática, aqui ele foi retratado como um mártir que só se tornou o que se tornou por causa da infância infeliz que teve; e lá a personagem principal era a Laurie, aqui é o próprio Michael.
Por tudo isso, esse filme é amado por alguns e odiado por outros.
Tinha gente que achava que a história do Halloween original era imexível. E aí não gostaram da mudança de conotação que o diretor fez na história, botando o Michael como vítima e também como protagonista do filme.
Levando isso em conta, esperem ver nesse remake o mesmo que vocês veem em qualquer slasher moderno.
Uma continuação foi lançada em 2009.
Mais informações sobre Halloween - O Início? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre o filme de 1978.
Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Gostei desta versão de Rob Zombie. Ele consegue criar um clima de terror B semelhante ao original, mesmo com o resultado sendo inferior.

A sequência tb dirigida por Zombie é bem mais fraca.

Abraço

Leo Rib disse...

Apesar de todas as críticas negativas que esse filme recebe, eu gosto dele.
Até porque você no mínimo entende (pode até não concordar, mas entende) o motivo do Michael massacrar o colega da escola, o padrasto e a irmã no início do filme.
Abraço também!