quarta-feira, 28 de agosto de 2019

SUPER-HOMEM / SUPERMAN

título original: Superman – The Movie
títulos brasileiros: Super-Homem / Superman
ano de lançamento: 1978
países: Canadá / Estados Unidos / Inglaterra / Suíça
elenco principal: Christopher Reeve, Margot Kidder, Marlon Brando
direção: Richard Donner
roteiro: Jerry Siegel, Joe Shuster (autores do texto original), David Newman, Leslie Newman, Mario Puzo e Robert Benton

De todos os longas-metragens que retratam o Superman, o que se mantém mais lembrado como um clássico é o de 1978, lançado no Brasil com o título de Super-Homem e, anos depois, relançado com o título de Superman (aliás, é curioso que, até o início dos anos 90, todas as traduções brasileiras de filmes, desenhos e seriados que mostravam esse personagem davam a ele o nome de Super-Homem; mas dali pra frente, por motivos não muito claros, os tradutores passaram a dar preferência à forma Superman).
Super-Homem teve cenas gravadas nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. E uma parte administrativa da produção aconteceu na Suíça.
Bom, esse aqui não é o 1º longa-metragem sobre o herói. Se é isso que você tá procurando, o seu alvo se chama Superman and the Mole-Men (1951).
E esse aqui também não é um filme que chega a mostrar nada inovador em relação ao personagem. Como já mostrado em versões anteriores, ele é mandado pra fora do Planeta Krypton quando esse começa a ser destruído, cai na Terra, adquire poderes ao ser irradiado pela luz do nosso Sol, é adotado por um homem e uma mulher terráqueos com o sobrenome Kent, recebe o nome de Clark, tem uma paixonite de adolescente com uma garota chamada Lana, se torna jornalista, começa uma relação romântica conturbada com uma repórter chamada Lois Lane, tem como inimigo principal o Lex Luthor e tem uma alergia mortal a kryptonita.
O que fez Super-Homem se tornar um clássico provavelmente foi o fato de ter 2 monstros sagrados no elenco: o Christopher Reeve e o Marlon Brando. Sendo que eles eram a própria cara dos personagens que interpretaram.
O Christopher Reeve ficou tão associado pro resto da vida com a imagem do herói que, pouco antes de morrer, fez participações especiais em Smallville (2001), a produção televisiva mais famosa inspirada no personagem Clark Kent.
Lembremos também que Super-Homem ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais, né?
O filme teve 3 continuações (1980, 1983 e 1987). Mas, venhamos e convenhamos, nenhum desses 3 filmes seguintes nem passou perto de superar o 1º.
Mais informações sobre Super-Homem? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘minimonstros’ que você acha um post sobre Superman and the Mole-Men.
Até a próxima!

Nenhum comentário: