segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O FATOR ALIENÍGENA

título original: The Alien Factor
título brasileiro: O Fator Alienígena
ano de lançamento: 1978
país: Estados Unidos
elenco principal: Don Leifert, Mary Mertens, Tom Griffith
direção e roteiro: Don Dohler

Numa cidade cercada por uma floresta no interior dos Estados Unidos, pessoas começam a ser atacadas e quase sempre mortas por 3 estranhos monstros: um insetoide, uma criatura parecida com um sasquatch e um ser invisível.
Os poucos sobreviventes dos ataques contam o que viram, mas ninguém acredita neles.
Um recém-chegado que ninguém conhece se identifica como um astrônomo chamado Benjamin. E menciona que um objeto não-identificado caiu ali perto recentemente, o que pode ter trazido pra Terra alguma forma de vida extraterrestre... E isso podem ser os tais monstros mencionados.
Aos poucos, o Benjamin vai convencendo os habitantes da cidade de que ele tá certo e também vai ensinando a eles como matar as tais feras espaciais... Mas será que ele é mesmo só um astrônomo?

Filmes de terror sobre monstros espaciais que atacam regiões do interior dos Estados Unidos não chegam a ser novidade, é claro. Então, a ‘inovação’ que O Fator Alienígena trouxe ao usar esse tema foi botar 3 monstros espaciais de espécies diferentes atacando uma cidade do interior dos Estados Unidos, pois, quando aparece um filme sobre isso, geralmente ele tem 1 único monstro ou um grupo de monstros da mesma espécie, né?
O Fator Alienígena lembra um pouco Night Fright (1967). Principalmente naquela cena ainda no início do filme com o casal de namorados sendo atacados pelo monstro num carro no meio de uma floresta. E até consegue ser um pouquinho mais bem feito!
E, dentro do que se espera de uma produção desse tipo feita nos anos 70, o filme funcionou muito bem.
Boas cenas de aventura e suspense também são vistas aqui.
Se não me engano, esse filme só passou na TV aberta no Brasil 1 única vez, na extinta TV Corcovado.
O Fator Alienígena teve uma continuação com o mesmo tema e também dirigida pelo Don Dohler, mas que usou a fórmula tradicional de 1 único monstro atacando a cidade. Se chama Criatura da Noite (1982).
O protagonista de ambos os filmes, e único personagem a aparecer nos 2, é o Xerife Jack, interpretado pelo ator Tom Griffith em ambas as produções.
Em 2001, foi lançado um filme chamado The Alien Factor 2: the Alien Rampage, esse também dirigido pelo Don Dohler. Mas não é uma continuação do filme de 1978. Só foi lançado com esse nome por motivos marqueteiros.
Mais informações sobre O Fator Alienígena? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘mutantes’ que você acha um post sobre Night Fright.
Até a próxima!

Nenhum comentário: