terça-feira, 15 de novembro de 2022

ELA VEIO DA FLORESTA / SEGREDO SOMBRIO

título original: Thale
títulos brasileiros: Ela Veio da Floresta / Segredo Sombrio
ano de lançamento: 2012
país: Noruega
elenco principal: Erlend Nervold, Jon Sigve Skard, Silje Reinamo
direção e roteiro: Aleksander Nordaas

Os uldras são criaturas que, de acordo com as lendas do Folclore Escandinavo, vivem nas florestas ou no subterrâneo delas.
Dizem algumas versões que eles são seres parecidos com gnomos, dizem outras versões que eles se parecem mais com mulheres de aspecto quase humano...
Mas parece haver concordância sobre os uldras serem criaturas pacíficas. E dizem até que eles podem curar feridas e doenças que aflijam os humanos. Desde que sejam bem tratados, é claro. Porque, quando um uldra se sente desrespeitado pelos humanos, coisas terríveis podem acontecer...

Thale foi lançado no Brasil como Ela Veio da Floresta, sendo relançado logo depois como Segredo Sombrio. E é uma produção independente e de baixíssimo custo (o Aleksander Nordaas funcionou ao mesmo tempo como diretor, roteirista, produtor, cenógrafo e cameraman do filme).
O resultado ficou bom dentro do que se pode esperar pra um filme feito nessas condições. E é óbvio que você não pode ver Segredo Sombrio esperando encontrar nada que passe perto de uma superprodução.
Aventura e ação? Pouca coisa. Só começa a ficar ‘animado’ lá pelos últimos 15 minutos.
Os heróis da história são 2 rapazes que tão passando por problemas pessoais: o Elvis é um pai solteiro que não sabe lidar direito com essa situação e o Leo vive em pânico contido desde que descobriu um câncer fora de controle crescendo nos pulmões.
E são eles que, acidentalmente, descobrem um laboratório clandestino escondido por uma cabana e abandonado há muitos anos no meio de uma floresta norueguesa. E lá dentro, eles encontram uma uldra (ou huldra, como alguns preferem escrever), chamada Thale, que foi criada ali por um cientista.
Nunca é dada nenhuma explicação detalhada sobre nada. Mas fica implícito que o cientista era um dissidente de uma organização que pretendia matar a uldra pra fazer experiências com ela. E ele trancou ela ali pra salvar ela.
Enquanto os rapazes veem isso, a organização localizou a uldra e tá indo pra lá. Mas as outras uldras da floresta também começaram a se aproximar dali pra buscar a irmã...
Nas poucas cenas em que aparecem, as criaturas quase sempre são mostradas de longe. Então a gente nem chega a ver detalhes sobre a aparência delas. Só chegam a assustar quando aparecem de súbito em algumas cenas.
Quanto à personagem-título, ela se mostra desde o início com um grande poder destruidor. Mas, como as outras que aparecem, ela não faz nada contra você desde que você não faça nada contra ela.
Segredo Sombrio também é um dos raros filmes de terror em que cada personagem só recebe o que merece no final. Então, não espere ver aqui um monstro bizarro matando culpados e inocentes indiscriminadamente.
Pra encerrar, só vou lembrar que, sobre os nomes diferentes que o filme recebeu no Brasil, procurei informações sobre isso, mas não achei nenhuma explicação muito relevante. A única coisa que deu pra entender é que o filme ia ter uma distribuidora e depois passou pra outra (mas nenhum site que menciona o assunto entra em detalhes sobre isso). Deve ter sido por isso que mudaram o título.
Mais informações sobre Segredo Sombrio? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: