sexta-feira, 18 de novembro de 2022

AXE GIANT: THE WRATH OF PAUL BUNYAN

título original: Axe Giant: The Wrath of Paul Bunyan
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2013
país: Estados Unidos
elenco principal: Amber Connor, Chris Hahn, Kristina Kopf
direção: Gary Jones
roteiro: Gary Jones, Jason Ancona e Jeff Miller

Há várias lendas sobre um lenhador gigante chamado Paul Bunyan que caminha pelas florestas norte-americanas acompanhado por um touro azul gigante chamado Babe. E há quem pense que, desde o final do século XIX, a dupla anda por ali fazendo o bem.
Mas quem acredita nisso não conhece a história que deu origem a essa imagem...
Em 1889, numa pequena cidade recém fundada numa floresta de Minnesota, nasceu um menino grande, deformado e com problemas mentais, que foi batizado com o nome de Gunnar Wolfgang Bunyan.
Quando o médico fez o parto, disse que o bebê nasceu com uma doença rara. Na verdade, ele é um tipo de aberração. E isso faria ele viver o triplo do tempo de um homem normal, assim como ele cresceria até o dobro do tamanho de um homem normal.
Aos 5 anos de idade e já com 1, 80m de altura, o Gunnar acabou conquistando a amizade de outra aberração: um touro que também nasceu deformado e maior do que seria normal, além de ter o pelo azul, chamado Babe.
Numa ocasião em que esse touro se perdeu na floresta, o garoto foi procurar ele. E quando viu o destino que o único amigo que ele tinha na vida tinha sofrido, os responsáveis por isso conheceram a ira dele no seu ponto mais extremo!

Quem já viu Terror no Pântano (2006), não se informou sobre Axe Giant: The Wrath of Paul Bunyan e viu imagens dele por aí, deve ter pensado que esse filme aqui é uma das continuações de Terror no Pântano, só que com o Victor Crowley em tamanho gigante.
Não é pra menos: temos aqui um típico slasher de floresta. A novidade é que o vilão, além de ser louco e deformado (como a maioria dos vilões de filmes do mesmo tipo), também é gigante.
Já que falamos nisso, o tamanho do monstro não é respeitado de uma cena pra outra: em algumas cenas, o gigante parece ter uns 20 metros de altura; em outras, ele parece ter pouco mais de 2 metros.
Os efeitos especiais são no mínimo ridículos (tô usando a definição mais gentil que eu posso). Tudo em CGI classe Z: dá pra ver que pelo menos 2 terços das cenas foram gravadas sobre um fundo de cromaqui e as imagens dos cenários foram inseridas depois (mas de uma forma tão ‘feita no quintal’ que até uma criança percebe).
A cena que mostra o Babe andando perdido pela floresta, pela lógica, era pra ser uma das cenas retratadas de forma mais triste, pra poder o filme fazer algum sentido. Mas talvez tenha sido a cena que ficou mais tosca em termos de efeitos especiais.
Enfim, tentaram fazer aqui uma versão de terror séria sobre a lenda do lenhador gigante Paul Bunyan, mas as derrapadas que o filme deu foram tão grotescas que Axe Giant virou um filme que muitas vezes acaba fazendo você rir.
Também não faltam algumas idiotices escancaradas, como um personagem que é partido ao meio pelo monstro com um golpe de machado, cai no chão e continua conversando com os outros como se tivesse só levado um tapa ou quebrado uma unha! Repito: ele foi partido ao meio e só sobrou metade do corpo dele, da cabeça até a cintura!
E o grupo de heróis? Bom, apesar de serem aqueles personagens bem estereotipados de slashers (a garota boazinha, o garoto brigão, a garota tarada...), nenhum deles diz a que veio. São todos realmente ocos e funcionam mais como figurantes que entraram no filme pra ser mortos pelo monstro do que pra interagir na história.
O único que se sobressai um pouquinho (só um pouquinho, hein!) é o Zack. E mesmo assim ele não chega a ser um personagem carismático.
O vilão pelo menos é mau? Bom, claro que os atos do Gunnar, tanto na fase do filme que se passa em 1889 quanto na fase que se passa em 2013, são de muita violência e sadismo. Mas, na cabeça dele, ele só tá fazendo aquilo pra se vingar de atitudes que foram tomadas contra o Babe nessas diferentes épocas. Ele é mau, mas não há sadismo gratuito nas atitudes dele.
Seguindo a tradição da maioria dos slashers, a última cena de Axe Giant deixa uma porta escancarada pra uma continuação. Mas ainda não rolou. Nem sei se vai rolar, né? Será que alguém vai querer patrocinar a 2ª parte de uma coisa tão mal feita?
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Terror no Pântano.
Até a próxima!

Nenhum comentário: