terça-feira, 26 de outubro de 2021

O ABOMINÁVEL

título original: Abominable
título brasileiro: O Abominável
ano de lançamento: 2006
país: Estados Unidos
elenco principal: Haley Joel, Matt McCoy, Michael Deak
direção: Ryan Schifrin
roteiro: James Morrison e Ryan Schifrin

Criar a versão de terror de Janela Indiscreta (1954).

Essa era a intenção do Ryan Schifrin quando projetou O Abominável, produção que completou 15 anos de lançamento em Abril.
Pra isso, ele usou um roteiro basicamente igual ao do filme dos anos 50, só que substituindo o vilão humano por um monstro:

Sozinho em casa e sem ter muito o que fazer, um cadeirante chamado Preston começa a observar a casa vizinha de binóculos meio por acaso. E aí, ele percebe que alguma coisa tá rondando a casa e tentando entrar... vendo logo depois que a ‘coisa’ em questão é um feroz e selvagem sasquatch, que quer entrar na casa pra devorar os moradores que ele encontrar ali!
E agora, o Preston vai tentar alertar o pessoal da casa vizinha do que tá havendo antes que seja tarde. Mas como só tem mulheres na tal casa, elas acham que o vizinho é só um tarado de binóculos que tá querendo ver elas peladas.
Então, até mesmo convencer elas de que tão correndo perigo vai ser um problema que o Preston vai tentar resolver.

A ideia de usar um sasquatch como monstro foi simplesmente pra simplificar a história: se usassem outro tipo de monstro nesse roteiro, teriam que explicar o que era esse monstro, o que ele tava fazendo ali e tal; usando um sasquatch, pode-se dizer simplesmente que ele tá ali porque tá ali e acabou, já que a história se passa numa floresta e os sasquatches já são monstros conhecidos do Folclore Norte-Americano (as casas mencionadas acima são 2 chalés no meio de uma floresta).
Bom, O Abominável tem bons momentos de aventura e suspense. E as cenas de violência explícita são poucas e rápidas, mas bem agressivas.
Mas acho que a parte mais aterrorizante do filme é o próprio monstro, que é o sasquatch de aparência mais assustadora que eu já vi num filme de terror com esse tema. E olhem que eu já vi vários, como The Legend of Boggy Creek (1972), Curse of Bigfoot (1976), Night of the Demon (1980) e O Demônio do Espaço (1988). Mas achei todos esses tão trash e/ou com o roteiro tão desconjuntado que nem me animei a fazer posts sobre eles aqui na Multibússola. E é claro que também vi alguns melhores do que esses, como Creature from Black Lake (1976) e A Fera das Neves (1977).
O único ponto negativo do Abominável é uma situação que fica completamente sem sentido: o monstro tem 3 chances em ocasiões diferentes do filme de pegar o Preston quando ele tá completamente indefeso, mas o bicho simplesmente não faz nada além de olhar direto pra ele e depois ir embora! Ué! Se ele tava tão ansioso por comer carne humana, por que não aproveitou a chance nessas 3 cenas?
Tem algum vilão que não seja um sasquatch no filme? Bom, tem o enfermeiro casca grossa do Preston, chamado Otis, que também faz lá suas maldades contra o protagonista do filme.
Também é curioso lembrar que do ano 2000 pra cá houve uma espécie de retomada dos filmes de terror de sasquatches, que tinham ficado meio abandonados desde os anos 80. Parece que isso voltou um pouco à moda no século XXI.rs
Mais informações sobre O Abominável? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘sasquatches’ que você acha posts sobre A Fera das Neves e Creature from Black Lake.
Até a próxima!

Nenhum comentário: