domingo, 10 de outubro de 2021

CASA DOS ARTISTAS

título original: Casa dos Artistas
ano de lançamento: 2001
país: Brasil
elenco principal: Bárbara Paz, Mari Alexandre, Supla
direção: Rodrigo Carelli
roteiro: Rodrigo Carelli e Sílvio Santos

Esse mês se completam 20 anos que surgiu na TV aberta do Brasil um tipo de programa que, principalmente nos primeiros anos do século, agradou muito ao público brasileiro: os reality shows que mostram um grupo de pessoas isoladas numa casa com câmeras espalhadas por todas as partes. Afinal, tudo começou com um curioso programa chamado Casa dos Artistas.
A 1ª edição do programa foi ao ar em 28 de Outubro de 2001. E chegou à televisão de uma forma completamente mantida em segredo até o último segundo.
Acontece que a Globo pretendia lançar no início do ano seguinte o Big Brother Brasil (o BBB, como ficaria conhecido popularmente pouco depois). E a direção do SBT teve a ideia de passar a frente da Globo e lançar um programa nos mesmos moldes, só que com participantes famosos.
Pra dizer a verdade, nem todos os participantes do programa eram tão famosos assim. Mas todos tinham, sim, algum tipo de imagem pública.
Tavam lá os atores Alexandre Frota, Mateus Carrieri, Taiguara Nazareth e Bárbara Paz; os cantores Leandro Lehart, Supla e Patrícia Coelho; e os modelos Marco Mastronelli, Alessandra Scatena, Mari Alexandre, Nana Gouvêa e Núbia Oliver.
As regras eram basicamente as mesmas que a gente veria no BBB: como 1 dos participantes do programa era obrigado a sair a cada semana, os outros participantes votariam em quem eles queriam que saísse, os 2 mais votados iriam pro paredão e o público votaria e elegeria qual dos 2 que tavam no paredão deveria sair. E enquanto isso, todos os cômodos da casa eram filmados 24 horas por dia.
E quando tudo terminasse, o último dos 12 participantes que ficasse na casa seria o vencedor do programa.
Bom, as únicas informações que os 12 participantes do programa receberam no início é que eles tavam convidados pelo SBT pra participar de um programa novo que seria lançado pela emissora: de acordo com eles, ninguém foi informado sobre o que o programa seria. Eles só podiam responder “Sim” ou “Não”, arrumar uma bagagem básica e ir se reunir no SBT no dia combinado (o já mencionado 28 de Outubro de 2001).
Feito isso, saindo de lá, os 12 foram levados de olhos vendados até uma casa no Morumbi, onde o programa foi gravado. E ao vivo, o Sílvio Santos explicou a eles e ao público ao mesmo tempo sobre como o programa funcionaria.
Dali pra frente, aconteceram basicamente as mesmas coisas que a gente veria em qualquer edição do BBB ao longo dos últimos 19 anos. Mas que, naquela época, eram uma super novidade.
A vencedora dessa 1ª edição, encerrada em 16 de Dezembro daquele ano, foi a Bárbara Paz (o Supla ficou com a medalha de prata e a Mari Alexandre ficou com a medalha de bronze).
Considerado o maior sucesso do SBT no início do século, com um pico de audiência nunca visto antes desde que a emissora tinha sido fundada, o programa teve uma 2ª e uma 3ª temporadas já em 2002 e uma 4ª temporada em 2004.
As 2 últimas temporadas tiveram algumas mudanças (a 3ª teve fãs participando do programa junto com as celebridades e a 4ª só teve atores e atrizes desconhecidos da grande mídia).
Mas o Sílvio Santos decidiu não dar continuidade à Casa dos Artistas (afinal, apesar da boa audiência, nenhuma das 3 últimas temporadas repetiu o sucesso da 1ª).
Desde 2001, a Globo não gostou do que tava se passando no SBT. E entrou na justiça contra a emissora paulistana, alegando que o que tava acontecendo lá era um plágio do BBB. Mas, curiosamente, a Globo decidiu transformar o BBB numa espécie de nova versão da Casa dos Artistas a partir de 2020, passando a mandar pra lá participantes famosos (ou relativamente famosos).
Será que podemos usar aqui o ditado “Quem desdenha quer comprar”?
Vale lembrar que, em Agosto desse ano, a Telemundo lançou nos Estados Unidos um reality show falado em Espanhol nos mesmos moldes que a Casa dos Artistas. Se chama La Casa de los Famosos.
Mais informações sobre a Casa dos Artistas? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: