segunda-feira, 4 de julho de 2022

YETI

títulos originais: Le Démon des Neiges / Yeti / Yeti: Curse of the Snow Demon
título brasileiro: Yeti
ano de lançamento: 2008
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Brandon Jay McLaren, Carly Pope, Marc Menard
direção: Paul Ziller
roteiro: Mark L. Lester e Rafael Jordan

Um avião que tava viajando dos Estados Unidos pro Japão sofre um acidente e cai na Cordilheira do Himalaia.
Quase todos os tripulantes morrem, mas 9 sobrevivem. E eles tentam se abrigar nos próprios escombros do avião, ao mesmo tempo em que arrastam os cadáveres das vítimas pra algumas dezenas de metros de distância dali.
Um yeti que anda pelas redondezas começa a roubar os cadáveres pra comer quando ninguém tá vendo... Na verdade, QUASE ninguém, já que uma garota vê um grande vulto puxando um dos cadáveres pra longe e desaparecendo. Mas, sob a má condição de visibilidade que existe ali, ela acaba pensando que era um urso.
Sem nada pra comer, o grupo acaba tendo que ceder ao canibalismo pra não morrer de fome, tirando pedaços dos cadáveres pra servir de comida. Mas outra garota do grupo incendeia os cadáveres depois disso, com medo de que o canibalismo abra precedentes pra eles acabarem matando uns aos outros pra comer.
Na vez seguinte em que o yeti volta pra pegar mais um cadáver pra comer e encontra todos eles destruídos, ele decide avançar nos vivos...

Se você é fã de filmes de terror de yetis ou então quer dar a partida agora nas informações sobre o assunto, não vale a pena começar por esse aqui.
Essa coprodução Canadá/Estados Unidos, lançada no Canadá como Le Démon des Neiges e nos Estados Unidos como Yeti: Curse of the Snow Demon e depois relançada em DVD com o título simplificado de Yeti (que também ficou sendo o título do parangolé no Brasil) é um dos filmes mais mal dirigidos com esse tema.
Começa com um grupo de 3 homens explorando o Himalaia em 1972 e, ao entrar na caverna de um yeti, provocando a ira do monstro.
Interessante? Até poderia ser. Se isso tivesse alguma coisa a ver com o resto da história. Mas, embora a caverna que aparece nessa cena seja a mesma que aparece no resto do filme, em 2008, os 3 personagens aí nunca voltam a ser mencionados depois desse desnecessário prólogo.
Os yetis foram retratados sendo capazes de dar saltos de 10 metros. Mas as cenas dos monstros correndo e pulando foram feitas com um CGI bem ridículo. Parece até imagem de videogame!
Além disso, a Cordilheira do Himalaia foi retratada como uma floresta coberta de neve, sendo que na verdade ela é uma região rochosa e sem árvores... Bom, essa até passa, né? Com exceção dos geógrafos, pouca gente vai perceber isso.
E os monstros? Bom, tudo bem, não deixaram de ficar com uma aparência assustadora. Mas, pra mim, eles lembram mais lobisomens (com pelos brancos) do que yetis.
Mas enfim: tirando isso, o que você vai ver aqui é aquela história do pequeno grupo de pessoas presas num lugar de onde elas não podem fugir (pelo menos, não imediatamente) e sendo perseguidas e eventualmente mortas por um monstro que tá rondando o território.
Yeti é um dos filmes do grupo Maneater, assim como Enxame Negro, Fúria Sangrenta (ambos de 2007), A Criatura da Montanha e A Fúria de Simuroc (ambos de 2011).
Mais informações sobre Yeti? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘monstros gigantes’ que você acha posts sobre A Criatura da Montanha e A Fúria de Simuroc e em ‘animais enfurecidos’ que você acha um post sobre Enxame Negro e Fúria Sangrenta.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: