quarta-feira, 20 de julho de 2022

SERPENTES DE FOGO

títulos originais: Sand Serpents
título brasileiro: Serpentes de Fogo
ano de lançamento: 2009
países: Canadá / Romênia
elenco principal: Jason Gedrick, Sebastian Knapp, Tamara Hope
direção: Jeff Renfroe
roteiro: Raul Inglis

No Deserto do Afeganistão, um grupo de 8 soldados americanos começam uma troca de tiros contra membros do Taleban ao lado de uma área militar afegã. E o barulho dos tiros acaba chegando ao subterrâneo e acordando gigantescos monstros que tavam dormindo lá embaixo...
Os afegãos levam a melhor, matam 2 soldados americanos e prendem os outros 6 dentro da sala de comando da base. Até que um terremoto começa a sacudir todo o lugar. E os soldados do Taleban correm lá pra fora pra ver o que houve e não voltam mais...
Dentro da sala, os americanos só escutam os tiros e ouvem os rugidos de algum animal muito grande lá fora.
Depois que tudo fica em silêncio, eles conseguem se soltar. E quando vão lá pra fora, eles olham ao redor e não veem nenhum sinal dos afegãos nem dos cadáveres dos 2 colegas que foram mortos. E a coisa que deu um sumiço em todos eles não demora a se mostrar... Mas eles conseguem pegar um jipe velho que encontram no pátio da era militar e fugir com ele pelo deserto. Mas a quem pedir ajuda e onde se esconder no meio daquela infinidade de areia e rochedos?

Produzido no Canadá e filmado na Romênia, Serpentes de Fogo é um filme de terror focado em aventura. E levanta algumas críticas enquanto os humanos fogem das criaturas pelo Deserto do Afeganistão.
A 1ª é o quanto os próprios civis americanos foram injustiçados com a Guerra do Afeganistão. Afinal, todos os membros do grupo ali levavam vidas que não tinham nada a ver com militarismo, mas foram forçados a ir pra guerra e abandonar a forma normal como viviam nos Estados Unidos.
A 2ª é o quanto os membros dos escalões militares mais baixos são ignorados pelos oficiais: quando eles conseguem fazer contato com um general por rádio, ele diz que não tem como mandar ajuda por enquanto. Mas quando eles inventam que têm ali um balde cheio de safiras, isso faz o general mudar de ideia e dizer pra eles esperarem no alto de um morro a Noroeste dali, onde eles vão ser recolhidos por um helicóptero daqui a meia hora.
E a 3ª é a desconfiança que os ocidentais desenvolveram contra os povos do Oriente Médio depois do atentado contra as Torres Gêmeas. Porque, enquanto fogem dos monstros, os americanos se aliam a um homem da região e à sobrinha dele. Mas eles não sabem até que ponto podem confiar neles por serem afegãos e muçulmanos: a cada comportamento minimamente suspeito deles, todo mundo fica em estado de alerta (alguns mais e outros menos, é claro).
Quanto aos monstros, eles realmente lembram gigantescas serpentes, como o título sugere. Mas nunca são chamados assim por nenhum personagem. E menos ainda é explicado o que as criaturas são (embora alguns personagens levantem a teoria de que são vermes pré-históricos).
Como eles não têm olhos, se orientam pelo som. E se movimentam pulando pra fora da areia e depois mergulhando ali de novo.
Só fica uma dúvida: se existiam monstros gigantes hibernando no subterrâneo dos desertos do Afeganistão e que podiam ser acordados com o barulho, por que eles demoraram tanto a acordar, já que tinha uma guerra se passando lá em cima com todos os barulhos possíveis e impossíveis de explosões?
Serpentes de Fogo é um dos filmes do grupo Maneater, assim como Enxame Negro, Fúria Sangrenta (ambos de 2007), Yeti (2008), Carnívoro (2009), A Criatura da Montanha e A Fúria de Simuroc (ambos de 2011).
Mais informações sobre Serpentes de Fogo? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ que você acha posts sobre Enxame Negro, Fúria Sangrenta e Yeti e em ‘seres sobrenaturais’ que você acha posts sobre A Criatura da Montanha, A Fúria de Simuroc e Carnívoro.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: