sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

OLHOS DA NOITE

título original: Deadly Eyes
título brasileiro: Olhos da Noite
ano de lançamento: 1982
país: Canadá
elenco principal: Cec Linder, Sam Groom, Sara Botsford
direção: Robert Clouse
roteiro: James Herbert (autor do texto original), Charles H. Eglee e Lonon F. Smith

Às vésperas da inauguração de uma linha de metrô em Toronto, a inspetora do departamento de saúde Kelly vai dar uma olhada num enorme estoque de cereais na beira do porto e vê que os cereais tão empapados de esteroides (provavelmente usados como conservantes). E assim, ela manda queimar tudo ali imediatamente.
Mas ela não percebe que um bando de ratos enormes, cada um com 1 metro, moravam embaixo daqueles cereais! E depois que os cereais são queimados, sem ter mais o que comer, eles saem dali e vão se instalar nos porões das casas próximas...
Não demora muito e a Kelly é chamada a um hospital pra ajudar os médicos a identificar qual foi o animal que mordeu um rapaz num beco escuro, já que ele não viu o que foi: a mordida é igual à de um rato, mas o tamanho não corresponde ao tamanho de um rato.
O rapaz mordido é aluno de um professor de Educação Física chamado Paul, que vai ao hospital visitar ele. E quando o Paul e a Kelly se conhecem ali, começam um romance. Só que vai ser um romance abalado por uma aluna do Paul que tá desesperada pra dar pra ele. E mais ainda pelo encontro de várias carcaças humanas que vão aparecendo pela cidade todos os dias a partir dali e que têm as mesmas marcas de dentes deixadas pelo animal que atacou o aluno do Paul.
Preocupada com essa última questão, a Kelly manda dedetizar os esgotos no mesmo dia da inauguração do metrô, sem perceber que a dedetização só espantou os ratos em vez de matar, fazendo com que eles corressem exatamente na direção da festa de inauguração...

Vagamente inspirado no livro The Rats (1974), do inglês James Herbert, Olhos da Noite é um filme só com efeitos especiais práticos: 0% de CGI ou de qualquer coisa parecida. E assim, como a história é sobre ratos que cresceram além do tamanho normal, eles foram representados por cachorros maquiados nas cenas em que apareciam de longe. E nas cenas de close, eles eram representados por bonecos mesmo.
Funciona? Bom, depende.
Se você tem murofobia (medo compulsivo de ratos), certamente o filme vai assustar você.
E se você tá acostumado só com filmes de terror light em que tudo acaba bonitinho, como Cucuy: o Bicho-Papão (2018), tem meia dúzia de cenas que também vão chocar você, como uma parte do início em que os ratos matam e devoram um bebê (a morte não é mostrada, mas vemos os ratos se aproximando do bebê e, na cena seguinte, aparece um rastro de sangue saindo do lugar onde a criança tava e chegando até a roupa dela, toda rasgada e suja de sangue).
Diferente de Calafrio (1971) e A Vingança de Willard (2003), em que os ratos, pelo menos durante a maior parte da história, obedeciam a um humano, em Olhos da Noite eles são retratados só como feras mutantes alteradas geneticamente pelas toxinas dos cereais que comeram e que enxergam nos humanos apenas presas pra saciar a fome deles.
É interessante que filmes de terror sobre animais enfurecidos já tavam meio fora da moda nos anos 80, enquanto os slashers passavam a ser o centro das atenções entre os fãs de terror. Mas os produtores de Olhos da Noite não tiveram medo de investir numa fórmula que tinha dominado o Cinema de Terror até uns 5 anos antes. E desde que você não seja muito exigente, posso dizer que não se saíram mal. Mas também não produziram nenhuma obra prima inesquecível.
ATENÇÃO: alguns spoilers daqui pra baixo!!! Se você não quer saber como o filme acaba, continue lendo a partir dos 3 asteriscos vermelhos.
A cena final deixa uma porta aberta pra uma continuação, mas nunca rolou... Ou, melhor dizendo, poderiam ter várias continuações, já que uma praga de centenas de ratos mutantes começam a atacar Toronto no final (os heróis principais sobrevivem e escapam, mas não têm como eles controlarem a infestação de ratos que eles deixaram pra trás).
***Mais informações sobre Olhos da Noite? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘animais enfurecidos’ que você acha um post sobre A Vingança de Willard e Calafrio.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

2 comentários:

Jaws disse...

Esse eu assisti no cinema, por incrível que pareça, e é um dos meus filmes de animais assassinos preferidos. Cachorros foram fantasiados de ratos para fazer o filme e vira e mexe você escuta um latido hehehe

Leo Rib disse...

Aliás, você também já fez um post sobre esse filme no seu blog, né?