quarta-feira, 23 de outubro de 2019

FRANKENSTEIN (versão de 1981)

título original: Kyofu Densetsu: Kaiki! Furankenshutain
título brasileiro: Frankenstein
ano de lançamento: 1981
país: Japão
produção: Toei Animeshon

No século XIX, o soberbo cientista Victor Frankenstein instalou um laboratório secreto num castelo abandonado da Inglaterra. E ali, ele criou uma espécie de múmia mutante de 3 metros de altura, considerada a obra prima dele.
Mas, quando ele dá os últimos toques pra trazer a criatura à vida, um raio cai na torre do castelo e acaba se descarregando por completo sobre a múmia, queimando as faixas de pano enroladas nela e deformando totalmente o corpo da criatura.
Apavorado com a aparência que o mutante adquiriu, o cientista foge dali, mandando o assistente dele, chamado Sukeru, resolver o problema (ele se considera importante demais pra se arriscar). E lutando contra o monstro, o Sukeru acaba com o rosto deformado...
Voltando à fazenda da Alemanha onde mora com a família, o Victor fica sabendo de mortes misteriosas acontecendo nas redondezas e de pegadas enormes encontradas ao lado dos cadáveres. E conclui que o monstro, de alguma forma, seguiu ele até lá.
De fato, o mutante começou a atacar as fazendas vizinhas. Mas os camponeses que chegaram a ver ele nessas ocasiões confirmam que ele raramente fez alguma coisa além de roubar comida.
E o Sukeru se reaproxima do Victor, exigindo uma indenização pela forma como o rosto dele ficou depois da luta contra o monstro e querendo dinheiro pra ficar calado. E o que ninguém imagina: é o Sukeru quem tem matado pessoas e criado situações pra fazer parecer que foi o monstro.
Tal atitude vai despertar a ira dos fazendeiros vizinhos contra o monstro, envolvendo toda a Família Frankenstein numa tragédia estarrecedora...

Temos aqui um desenho animado de terror. Mas não pensem que vão ver aqui nada do estilo Turma da Mônica: no final, descobrem que o monstro é muito bonzinho e todo mundo tem um final feliz. Pelo contrário! Aqui ninguém acaba bem! E as cenas de violência não deixam a desejar a nenhum filme de terror com atores de carne e osso.
Bom, é um desenho japonês, né? E histórias japonesas, mesmo quando são feitas pra crianças, pegam mais pesado do que histórias ocidentais em termos de violência e de final infeliz.
Frankenstein até tem um clima infantil em algumas cenas. Mas eu não diria que foi feito pra crianças.
O monstro não é retratado como perverso em momento nenhum do desenho. Mas, sendo uma criatura assustada e em busca de comida pra sobreviver, essas condições levam ele a matar alguns personagens.
A aparência dele lembra bastante aquela clássica vista no filme Frankenstein (1931), com o Boris Karloff interpretando a criatura.
Outras produções inspiradas na mesma história que eu já indiquei aqui foram Frankenstein (1910) e A Maldição de Frankenstein (1957).
Mais informações sobre o desenho? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘mutantes’ que você acha posts sobre o Frankenstein de 1910, o Frankenstein de 1931 e A Maldição de Frankenstein.
Até a próxima!

Nenhum comentário: