sábado, 18 de setembro de 2021

NÁUFRAGO

títulos originais: Cast Away / Izgoy
título brasileiro: Náufrago
ano de lançamento: 2000
países: Estados Unidos / Fiji / República das Filipinas / Rússia
elenco principal: Helen Hunt, Nick Searcy, Tom Hanks
direção: Robert Zemeckis
roteiro: William Broyles Jr.

O workaholic Chuck é um gerente da FedEx. E numa noite de 1995, numa das viagens de trabalho que ele tem que fazer, o avião dele de repente é engolido por uma tempestade e derrubado no Mar.
O Chuck fica preso a um bote salva-vidas, que mantém ele na superfície da água. E flutua até uma pequena ilha deserta.
Não há animais nem água potável ali. Mas a ilha tem uma floresta e um grande rochedo no meio.
Subindo até o alto do rochedo, o Chuck vê que a ilha é cercada por um grande anel de corais, o que forma quase uma muralha natural isolando a ilha do resto do Mundo.
Em outras palavras, vai ser muito difícil tanto ficar ali quanto tentar sair.
O que fazer agora?

Náufrago é um filme que surgiu de uma ideia do próprio Tom Hanks, que interpreta o herói principal: ele queria fazer um filme de aventura que fosse uma versão moderna do livro Robinson Crusoe (1719), do inglês Daniel Defoe. Mas, apesar de se passar no final do século XX, não deveria ter bandidos, cenas de tiroteios nem nada parecido.
Tudo foi gravado em 2 etapas: 8 meses de gravação contando a parte da história que se passa em 1995, intervalo de 1 ano e mais 8 meses de gravação contando a parte da história que se passa em 1999.
Houve um intervalo de 1 ano nas gravações?! Sim. Porque o Tom tinha que ter tempo pra mudar de aparência pra interpretar o Chuck nas 2 épocas: meio gordinho e com os cabelos e a barba cuidados e depois magro e com os cabelos e a barba crescidos e desalinhados.
A única companhia que o Chuck tem na fase que passa na ilha é o boneco rústico Wilson, construído a partir de uma bola de vôlei da marca Wilson e de algumas folhas de árvores.
Náufrago é cheio de simbologias, como na ocasião em que (sem entrar em muitos spoilers) o Chuck consegue ultrapassar uma barreira de corais, que era o problema principal que ele conseguia ver na situação em que se encontrava, mas depois disso continua tendo problemas, perdendo relações que tinha antes e sendo obrigado a lutar pra sobreviver.
Esse trecho passa diretamente a mensagem de que, só porque você conseguiu resolver o problema principal da sua vida, isso não significa que não existem outros problemas. E esses outros problemas, que parecem tão insignificantes comparados com aquele outro que você já resolveu, ainda podem até matar você!
Mas a parte mais filosófica do filme é a que diz respeito a uma caixa que o herói encontra com o desenho moderno de um anjo...
Acontece que várias caixas que eram transportadas no avião chegaram boiando à ilha e a única que ele não abriu foi essa com o desenho do anjo, certamente porque ele via como um símbolo sagrado e intocável. E mais tarde, ele chega a declarar que a caixa salvou a vida dele, pois a fé dele (representada pela caixa) salvou a vida dele.
Náufrago foi uma coprodução: teve cenas gravadas em Estados Unidos, Fiji, Filipinas e Rússia.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: