segunda-feira, 28 de junho de 2021

ANACONDA

títulos original e brasileiro: Anaconda
ano de lançamento: 1997
países: Brasil / Estados Unidos / Peru
elenco principal: Ice Cube, Jennifer Lopez, Jon Voight
direção: Luis Llosa
roteiro: Hans Bauer, Jack Epps Jr. e Jim Cash

Um pequeno grupo de pessoas decidem filmar um documentário sobre uma tribo de índios que vivem na Amazônia, mas que nunca tiveram contato com outro povo.
Eles zarpam de Manaus e sobem o Rio Amazonas. Mas são surpreendidos por uma tempestade, que obriga eles a diminuírem o ritmo da viagem. E logo depois, encontram um homem que parece ter tido o barco dele avariado pela tempestade enquanto passava por ali.
Eles recolhem o sujeito, que se identifica como um caçador de cobras. E diz que conhece os índios que eles tão procurando e pode guiar o grupo até onde eles vivem.
Desde o início, já é possível notar escancaradamente que esse cara não tem nada de confiável, com aquela cara de cafetão misturado com traficante. Mas, apesar disso, ninguém suspeita que a intenção dele é realmente continuar caçando cobras, armando parcerias com os eventuais interessados que ele encontre pelo caminho (e independente de quem saia morto ou ferido). Só que as cobras que ele quer caçar não são das comuns: o cara tá de olho num casal de anacondas gigantes que vivem naquele rio! E o macho não demora a aparecer e começar a atacar e comer os membros do grupo!
E esse não é o único problema, já que a fêmea, tão feroz quanto o macho, tá num ninho não muito longe dali junto com os filhotes!

Anaconda tem a honra de ser um daqueles filmes amados por uns e odiados por outros. Tem gente que considera esse filme um clássico do terror, tem gente que considera ele um super trash. Mas uma coisa é inegável: foi um dos filmes mais famosos do final dos anos 90.
Uma certa inovação que ele trouxe foram as paisagens naturais bonitas, apesar de ser um filme de terror.
Aliás, os monstros aqui são criações da própria Natureza, sem interferência humana. Nada de mutantes criados por cientistas loucos nem de animais normais transformados pelo derramamento de produtos tóxicos na Natureza.
A ideia era de que as cobras gigantes fossem representadas por um boneco. Mas, como a dita cobra mecânica pifou durante as filmagens, tiveram que completar as cenas que faltavam com efeitos especiais. E funcionou.
Anaconda foi produzido no Peru (terra do diretor Luis Llosa) e teve algumas cenas gravadas nos Estados Unidos e outras no Brasil.
O filme deu origem a uma franquia com 4 outras produções (2004, 2008, 2009 e 2015). Mas nenhuma delas segue propriamente a história do 1º filme: são histórias independentes.
Vale lembrar que nenhum dos filmes seguintes fez o mesmo sucesso que o filme de 1997.
Ainda são poucas as informações sobre isso, mas se sabe que o Evan Daugherty tá trabalhando no roteiro de um novo filme pra essa série cinematográfica desde 2020. Mas ficou em suspenso por causa da pandemia da covid.
Mais informações sobre o 1º filme da franquia? Lá vai:


Até Julho!

2 comentários:

Hugo disse...

É uma aventura divertida e absurda, com a cara dos anos noventa.

Abraço

Leo Rib disse...

É mesmo.
Abraço também.