sábado, 12 de junho de 2021

METALBEAST

título original: Project: Metalbeast
título brasileiro: Metalbeast
ano de lançamento: 1995
país: Estados Unidos
elenco principal: Barry Bostwick, Dean Scofield, Kim Delaney
direção: Alessandro de Gaetano
roteiro: Alessandro de Gaetano, Roger Steinmann e Timothy E. Sabo

Em 1974, um grupo de dissidentes do Exército dos Estados Unidos decidem criar um guerreiro mutante. E pretendem usar sangue de lobisomem como matéria-prima pra isso.
Conseguindo localizar um monstro dessa espécie numa região isolada da Hungria, um dos membros desse grupo, chamado Donald, mata a fera e consegue levar uma amostra de sangue dela pros Estados Unidos. Mas, impaciente pra obter resultados, ele injeta a amostra nele mesmo, se transformando num lobisomem e atacando alguns colegas.
Outro membro do grupo, chamado Miller, mata o Donald atirando nele com 3 balas de prata. Mas mantém o cadáver dele dentro de um tubo de formol, pretendendo usar ele em planos futuros, dessa vez em benefício próprio...
Passados 20 anos, uma cientista chamada Anna tá trabalhando na criação de pele sintética, feita à base de metal, pra reconstruir partes do corpo de pessoas que foram seriamente feridas. E o patrocinador das experiências dela é ninguém menos que o Miller, que decide implantar a pele sintética em cadáveres pra, de acordo com ele, ver como a pele reage.
Claro que o cadáver que ele envia ao laboratório da Anna pra ser usado como cobaia é ninguém menos que o Donald (só que sem revelar nada a ninguém sobre o passado dele). Mas, depois que a cientista implanta a pele sintética nele, ela se surpreende ao ver que o homem ali tem 3 balas de prata entranhadas na carne. E decide remover...
Imediatamente depois, o Donald ressuscita. Mas, embora, a princípio, ele não consiga fazer nada além de se debater e gemer, todos veem que o organismo dele vai se reconstruindo a cada hora, ao mesmo tempo em que a pele sintética vai crescendo por todo o corpo dele.
E essa não é a pior parte: na noite seguinte, a Lua-Cheia aparece no Céu, transformando o Donald num lobisomem cibernético que não demora a se soltar e se tornar quase incontrolável, massacrando todos os humanos que encontra pela frente!
Agora como alguém pode deter essa criatura, se a pele sintética dela é metálica e imperfurável?

Bom, como vocês já viram pela sinopse acima, o monstro dessa história é ao mesmo tempo um cyborg, um mutante e uma assombração.rsrs Então, já posso começar indicando o filme tanto aos fãs de ficção científica quanto aos fãs de terror sobrenatural (e a 1ª cena tem até um clima meio gótico).
Aliás, as características da criatura são uma mistura disso: ele age como qualquer monstro mutante que se solta e se volta até contra o seu cientista criador, mas também tem algumas fraquezas de assombração, como fugir quando vê uma cruz.
Quanto à aparência dele, como eu já disse, é um lobisomem cibernético. Não tenho mais nada a acrescentar.rsrs
Aliás, curiosamente, ele nunca é chamado de “Metalbeast” em momento nenhum do filme.
Vale lembrar que quem tava por baixo da fantasia do monstro era o nosso velho conhecido Kane Hodder, dando vida a mais um dos vários personagens de terror da sua carreira.
Os demais personagens de Metalbeast são aqueles que a gente costuma ver como clichês mesmo em filmes de ficção científica: uma cientista boazinha que tem as experiências dela pervertidas por um militar mau caráter, um monte de conspiradores no Exército dos Estados Unidos que agem sem se preocupar com qualquer mal que venham a causar...
Outro clichê típico de filmes de monstros mutantes: o vilão responsável pela criação do monstro sempre é trucidado pelo próprio monstro (não antes de fazer mais algumas maldades ao longo do filme, é claro). Afinal, é isso que o público acha que ele merece, né?rsrs E isso a gente também vê aqui.
No resto, posso dizer que Metalbeast tem boas cenas de suspense, aventura regular e humor nenhum.
Não é nenhum clássico, mas cumpre as expectativas.
A última cena deixa uma porta aberta pra uma continuação. E informações não oficiais de alguns sites dizem que um roteiro chegou até a ser escrito (parece que ia se chamar Operation Metalbeast). Mas, se é que isso é verdade, parece que nunca saiu do papel.
Mais informações sobre Metalbeast? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: