domingo, 4 de abril de 2021

É BOM GANHAR UM OSCAR, MAS POR QUE SE DECEPCIONAR SE NÃO GANHAR?


E finalmente chegou o mês do Oscar 2021.
Como eu nunca fiz um post aqui dando a minha opinião sobre essa premiação, vamos a ele agora.
Já que existem várias categorias dentro desse evento, esse post vai se focar especificamente no Oscar de Melhor Filme, certo?
Ganhar o Oscar de Melhor Filme é bom?
Essa pergunta chega a ser ridícula, né? Em 1º lugar, porque, até que se prove o contrário, ganhar qualquer prêmio é bom. E em 2º lugar, porque ganhar um Oscar abre as portas pra infinitos convites que o vencedor desse prêmio vai começar a receber pra trabalhos de ‘1ª linha’ (vamos chamar assim).
Mas alguém só vai conseguir ganhar um Oscar de Melhor Filme se esse alguém conseguir fazer todo o tal filme se enquadrando no que a Academia de Artes e Ciência Cinematográficas quer ver.
O que a academia quer ver?
Um filme longo (com no mínimo 150 minutos de duração); com todas as cenas tendo um visual bonito, limpo e arrumado (coisas e/ou pessoas de aparência feia, suja e bagunçada só podem aparecer bem rápido e só com a intenção de representar algo negativo da história); com assuntos reais abordados de forma dramática (filmes que mostram assuntos fantasiosos ou que mostram assuntos reais abordados de forma cômica são quase sempre desconsiderados pela academia) e que contam uma história monótona com uns 2 ou 3 acontecimentos significativos espalhados ao longo do filme.
Se alguém tem alguma dúvida sobre isso, pode fazer uma pesquisa sobre produções que já ganharam o Oscar de Melhor Filme. Você vai ver que cada um desses filmes tinha no mínimo 3 quartos das características que eu mencionei acima.
Isso vai mudar?
Bom, vocês já devem ter percebido que a maioria dos membros da academia, que são os responsáveis por indicar os filmes aos seus respectivos prêmios, são pessoas que já chegaram pelo menos no início da velhice. E não é preciso observar muito o comportamento dos velhos pra detectar ali a famosa Síndrome de Gabriela:

“Eu nasci assim. Eu cresci assim. E sou mesmo assim. Vou ser sempre assim.”

Essa é a mentalidade típica de um velho, né? Velhos não gostam de mudanças. Rever conceitos, retomar posições, reformular ideias, entender que certas coisas já não funcionam mais da mesma forma como funcionavam antes não são características muito comuns na forma de pensar da maioria dos velhos.
Então, se os dirigentes de um grupo são quase todos velhos, vocês acham que esse grupo tem a tendência de mudar?
É claro que você vai torcer pro filme que você quer que ganhe. Mas, por tudo o que eu acabei de lembrar, eu diria que nenhum diretor deve se decepcionar porque o filme dele não foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e igualmente nenhum fã deve se decepcionar porque o filme favorito dele não foi indicado a essa categoria. Porque a tendência é não ser indicado mesmo.rsrs
E isso não quer dizer de forma nenhuma que o filme seja ruim. Isso tem a ver é com o fato do filme ser diferente do que eu expliquei lá em cima. Se o filme não se enquadrou naquelas características, esqueça a possibilidade desse filme ganhar um Oscar. Ou mesmo de ser indicado.

Bom, até a próxima!

2 comentários:

Jaws disse...

O Oscar tem seus vicios, e agora ainda tem que cumprir cota.
Parasita mesmo é um bom filme, mas não chegava aos pés de 1917...até mesmo Ford vs Ferrari achei melhor que Parasita

Leo Rib disse...

Isso aí: vícios!