quinta-feira, 3 de junho de 2021

GOSEI SENTAI DAIRANGER

título original: Gosei Sentai Dairanger
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1993
país: Japão
elenco principal: Ei Hamura, Hisashi Sakai, Keichi Wada, Keisuke Tsuchiya, Natsuki Takahashi, Tatsuya Nomi
direção: Shohei Tojo e Yoshiaki Kobayashi
roteiro: Noboru Sugimura

Em 6000 a.C., existia uma próspera e pacífica cidade no interior da China. Mas, uma seita chamada Goma, que controlava um poder mágico chamado Yu, atacou a cidade e só parou quando o povo se curvou diante deles.
Um grupo de 5 guerreiros se ergueram contra Goma, formando um grupo chamado Esquadrão das Cinco Estrelas Dairanger. E controlando a energia Qi (o principal poder benéfico do Taoismo), de fato eles conseguiram fazer frente a Goma.
Ninguém nunca soube ao certo como essa guerra acabou, mas tanto Dairanger quanto Goma deixam de ser mencionados a partir de um determinado ponto da História...
No final do século XX, Goma reapareceu no Japão tão repentinamente quanto tinha desaparecido na China. E agora com a intenção de escravizar toda a Humanidade.
Pra impedir isso, o misterioso Mestre Kaku consegue localizar 5 descendentes dos antigos membros de Dairanger. E vendo que todos eles herdaram o controle do Qi dos seus antepassados, ele forma um novo esquadrão Dairanger em 1993.
A guerra que começa a partir daí não é apenas entre Dairanger e Goma, mas também entre as energias Qi e Yu.

Gosei Sentai Dairanger se diferencia dos outros sentais por alguns detalhes do seu desenrolar...
O principal é a menor quantidade de monstros ocasionais: vários monstros aparecem em mais de 1 capítulo (na maioria dos sentais vistos até aquela época, os monstros quase sempre apareciam e morriam no mesmo episódio e não voltavam a aparecer depois).
Também podemos destacar a saída de alguns personagens fixos e a entrada de outros a qualquer momento do seriado (na maioria dos sentais anteriores, isso acontecia comumente de 15 em 15 capítulos, ou numa média próxima disso).
Aqui também não se dá tanta importância a 1 vilão específico. Cada vilão tenta pegar os heróis sozinho por várias vezes e os outros vilões fixos nem aparecem nessas ocasiões. Mas claro que eles também atacam juntos em várias vezes.
A história como um todo é mais séria. Mas também tem várias piadas bobas espalhadas pelo seriado todo.
Bom, talvez o que chame mais atenção em Dairanger é que várias cenas dele foram utilizadas como stock footage na 2ª temporada de Power Rangers (1994). Principalmente as cenas de luta entre os robôs e os monstros gigantes.
Enfim, foi quase a mesma coisa que já tinham feito com Kyoryu Sentai Zyuranger (1992) no ano anterior. Só que menos.
É que os diretores e produtores de Power Rangers acharam a maioria dos vilões de Dairanger muito sem graça pra inspirarem novos vilões de Power Rangers. E em relação aos heróis, nem as armaduras dos heróis de Dairanger foram aproveitadas na 2ª temporada de Power Rangers: os heróis americanos continuaram usando trajes de combate com a mesma aparência que os trajes usados pelos heróis de Zyuranger.
Só aproveitaram algumas cenas do guerreiro branco do grupo, que passou a ser a armadura branca do personagem Tommy (isso explica por que muito menos cenas foram aproveitadas de Dairanger do que de Zyuranger).
Apesar disso, a imagem do Mestre Ogro, vilão principal da 10ª temporada de Power Rangers (2002) foi inspirada na imagem do Imperador Goma XVI, o último vilão a lutar contra os heróis no último capítulo de Dairanger.
O ator Hisashi Sakai, que aqui interpretou o guerreiro branco Ko, já tinha interpretado o Burai  numa cena de flashback na infância em Zyuranger.
O ator Maroshi Tamura, que aqui interpretou o vilão Zaidosu, já tinha aparecido em 1 episódio de Black Kamen Rider (1987) e já tinha interpretado o monstro Dora Furanke em Zyuranger.
A atriz Akiko Kuruso, que interpretou a Dra. Mazenda em Choju Sentai Liveman (1988), interpretou a vilã Gara aqui.
A atriz Masako Morishita, que aqui interpretou a guerreira Kujaku, já tinha interpretado a vilã Kirika em Kosoku Sentai Turboranger (1989).
O ator Takeshi Kuwabara, que aqui interpretou o sábio Yufang, já tinha feito uma pequena participação em 1 episódio de Comando Estelar Flashman (1986) e também já tinha interpretado um barão interessado em ovos de dinossauros em 2 episódios de Zyuranger.
A atriz Mikiko Miki, que aqui interpretou a mãe do Ko, já tinha interpretado a Comandante Aya em Chojin Sentai Jetman (1991).
O ator Tomihisa Naruse, que aqui interpretou o herói Kameo, já tinha interpretado o guerreiro amarelo Raita em Jetman (nos primeiros episódios, o Kameo foi interpretado pelo ator Yasufumi Sugimoto, que teve que deixar o seriado por problemas de saúde, sendo substituído pelo Tomihisa, já que eles tinham tipos físicos parecidos).
O ator Yutaka Hirose, que aqui interpretou o vilão Jin, já tinha feito várias pontas em Chodenshi Bioman (1984), em Esquadrão Relâmpago Changeman e O Fantástico Jaspion (ambos de 1985), já tinha interpretado o vilão Wandar em Flashman, já tinha feito uma participação simples em 1 episódio de Black Kamen Rider, já tinha interpretado o vilão Kemp em Liveman e já tinha interpretado o Imperador Toranza em Jetman.
O ator Toshihiko Sasaki, que na época respondia pelo nome de Ryoma Sasaki, aqui interpretou o idealista Jiryu. Mas ele já tinha interpretado o Cybercop Mercúrio Osamu em Cybercops, os Policiais do Futuro (1988).
O ator Ryosuke Umizu, que na época respondia pelo nome de Ryosuke Kaizu, fez uma participação aqui como o monstro do capítulo 33. Mas ele já tinha feito uma participação em 1 episódio de Flashman, já tinha interpretado o Red Mask Takeu em Defensores da Luz Maskman (1987) e já tinha aparecido em 1 episódio de Chikyu Sentai Fiveman (1990).
O ator Yoshinori Okamoto, que aqui interpretou um dos 4 Reis de Goma, já tinha feito participações simples em Denshi Sentai Denziman (1980); Taiyo Sentai San Barukan (1981); Goggle Five, os Guerreiros do Espaço; Space Cop (ambos de 1982); Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); Shaider, o Detetive do Espaço (1984); Kamen Rider Black RX (1988); Jiban (1989); e Jetman. Além de já ter interpretado o robô Shiruba em Chodenshi Bioman (1984), o pirata espacial Buba em Changeman, o herói Deus Titan e o vilão Galdan em Flashman, o ninja subterrâneo Oyobu em Maskman, o vilão Ashura em Liveman e o pai adotivo do Geki em Zyuranger.
O ator Daigaku Sekine, que aqui interpretou outro rei de Goma, já tinha feito um personagem menor em Denziman, já tinha feito uma pequena participação em Space Cop, já tinha interpretado o vilão Zampa em Jaspion, já tinha aparecido no episódio 25 de Maskman como um dos guerreiros que lutam contra o Akira e já tinha interpretado a aparência humana do monstro do episódio 13 de Jiban.
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou outro rei de Goma, já tinha interpretado os vilões Heru Satan em San Barukan, Mau Saíke em Sharivan, Aton em Kagaku Sentai Dynaman (1983), Saigon em Bioman, Satan Goss em Jaspion, Gyodai em Changeman, La Deus em Flashman, Zeba em Maskman, Ragon em Turboranger, o vilão redimido Gunsa em Fiveman, o vilão robótico romântico Gurei em Jetman e o vampiro Totopato em Zyuranger.
O ator Kiyokazu Inoue, que aqui interpretou outro rei de Goma, já tinha feito um personagem menor em Denziman, já tinha aparecido como figurante em 2 episódios de San Barukan, já tinha feito um personagem menor em Goggle Five, já tinha interpretado um boneco mutante em Dynaman e já tinha feito um personagem menor em Turboranger.
O ator Go Ibuki, que aqui interpretou o pai do Ryo, já tinha aparecido em 1 episódio de Flashman, interpretando um mestre de judô que foi espancado pela Urk e pela Kirt.
O ator Toshimichi Takahashi, que apareceu aqui como um ladrão de banco no episódio 13, já tinha feito algumas figurações em Denziman, San Barukan e Dynaman, já tinha interpretado o herói Keiso em Sharivan, o General Des-Killer em Goggle Five, o vilão Iki em Jaspion, o Dr. Bio em Spielvan, um policial no filme de terror Baioserapi (ambos de 1986), um dos guerreiros que lutaram contra o Akira em Maskman, o Sacerdote Baraom em Black Kamen Rider, o robô Gatezon em RX e o pai biológico do Geki e do Burai em Zyuranger.
O hoje falecido ator Munemaru Koda, que aqui interpretou o Imperador Goma XV, já tinha feito um personagem menor em 1 episódio de Ultraman (1966) e também já tinha interpretado o vilão principal Man em Bioman.
O hoje falecido ator Ulf Otsuki, que aqui interpretou o vilão Riju, já tinha aparecido em 1 episódio do Poderoso Lion-Man (1973); em 1 episódio de Cybercops; em 2 episódios de Jiraiya, o Incrível Ninja (1988); e em 2 episódios de Turboranger.
E o hoje falecido ator Rikiya Iwaki, que aqui interpretou um mestre ninja morto de forma traiçoeira pelo Jin, já tinha feito personagens menores em Denziman, San Barukan, Dynaman, Bioman, Fiveman e Jetman e também já tinha interpretado o profeta Zel em Changeman e um gnomo em Zyuranger.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Dairanger:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Baioserapi, Bioman, Black Kamen Rider, Changeman, Cybercops, Denziman, Dynaman, Fiveman, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Jetman, Jiban, Jiraiya, Lion-Man, Liveman, Maskman, RX, San Barukan, Sharivan, Spielvan, Space Cop, Turboranger, Ultraman e Zyuranger.
Até a próxima!

2 comentários:

Carlos disse...

Cara, eu gosto dos seus textos, mas às vezes fico com preguiça de ler, porque alguns são muito grandes pra mim.
Já sei que você deve dizer que, se eu não gosto de ler textos grandes, meu lugar não é aqui. Mas é um problema meu mesmo. Fico com preguiça de ler muito.
Mas os assuntos são legais.

Leo Rib disse...

Bom, acho que tem uma forma de resolver isso.
Fique de olho no final do mês: vou fazer um post dando um toque sobre isso.