terça-feira, 9 de junho de 2020

OS CAÇA-FANTASMAS

título original: The Real Ghostbusters
título brasileiro: Os Caça-Fantasmas
ano de lançamento: 1986
país: Estados Unidos
produção: Coca-Cola Telecommunications, Columbia Pictures Television e Dic Enterprises

A produção mais famosa inspirada no filme Os Caça-Fantasmas (1984) sem dúvida é o seriado de animação lançado em 1986, que no Brasil também recebeu o nome de Os Caça-Fantasmas.
Já no seu país de origem, o desenho teve alguns problemas jurídicos em relação ao nome...
Acontece que, também em 1986, a Filmation Associates Studios já tava lançando um seriado de animação chamado Ghostbusters, com o nome escrito junto, que no Brasil foi chamado de Os Fantasmas (inspirado num seriado de 1975).
O nome original do filme de 1984 é Ghost Busters, escrito separado. Mas, apesar disso, a Filmation ganhou o direito de não permitir que outro desenho animado fosse lançado com o mesmo nome que o desenho dela, ainda que fosse escrito diferente.
Conclusão: por decisão judicial, o desenho que continua a história do filme de 1984 não pôde se chamar Ghost Busters, como os seus criadores queriam. Podia até conter essa palavra no título, mas tinha que ter outras palavras junto.
Pra resolver o problema, a Coca-Cola Telecommunications, a Columbia Pictures Television e a Dic Enterprises, que tavam produzindo o desenho em trio, resolveram chamar ele de The Real Ghostbusters (“Os Verdadeiros Caça-Fantasmas”).
Esse nome foi pra sacanear a Filmation, né?rsrsrs
E em breve vocês vão ver aqui também um post sobre o seriado da Filmation.
Quanto à história do seriado aqui em questão, como era de se esperar, vemos aqui os 5 personagens principais do filme de 1984 de volta: os 4 caça-fantasmas Egon, Peter, Ray e Winston e a secretária Janine.
O fantasminha Geleia, que no filme era um vilão de baixa periculosidade, aqui volta como uma espécie de mascote do grupo. E as cenas mais cômicas do desenho são protagonizadas basicamente por ele, mas também pelo Peter e pelo Ray (que são respectivamente o convencido exagerado e o crianção do grupo).
Quanto aos inimigos que eles enfrentam, são seres sobrenaturais de todas as espécies possíveis, com os mais variados poderes e aparências. Mas geralmente os heróis não destroem essas assombrações: apenas prendem elas em forma de energia e depois transferem essa energia pra um receptáculo, localizado no subsolo da base deles.
No Brasil, muita gente pensa que o filme é que foi inspirado no desenho, porque esse último foi exibido nas telinhas brasucas antes do filme.
Os Caça-Fantasmas teve a história continuada por 3 outros seriados de animação (2 lançados em 1988 e 1 lançado em 1997), com os personagens antigos sendo mantidos, mas com a chegada de vários personagens novos também. E a aparência dos personagens passou a ser bem mais cartunesca mesmo.
Mais informações sobre o desenho de 1986? Lá vai:


Até a próxima!

3 comentários:

Jaws disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaws disse...

Curtia muito os dois desenhos, tanto o oficial quanto ao não oficial :)

Leo Rib disse...

Eu também via os 2. Mas eu via mais Os Fantasmas, da Filmation.