terça-feira, 21 de abril de 2020

A CASA DO ESPANTO

título original: House
título brasileiro: A Casa do Espanto
ano de lançamento: 1985
país: Estados Unidos
elenco principal: George Wendt, Kay Lenz, William Katt
direção: Steve Miner
roteiro: Ethan Wiley e Fred Dekker

Entre as comédias de terror dos anos 80, A Casa do Espanto é uma das mais famosas, embora não tenha se tornado um clássico do 1º escalão desse gênero.
Também é interessante lembrar que esse foi o 1º filme de uma série cinematográfica. Mas que essa série não é de uma história inteira dividida em vários filmes: cada um dos 4 filmes que formam a franquia (os outros 3 foram lançados em 1987, 1989 e 1992) conta uma história independente, só tendo em comum que todos se passam em casas assombradas. E assim, todos têm um toquezinho vagamente gótico.
No 1º, o escritor semidecadente Roger, um militar aposentado, descobre que a casa onde ele foi criado é cheia de portais pra outras dimensões, que se abrem em cômodos diferentes da casa em horas diferentes do dia. E assim, ele descobre que o filho dele, que simplesmente sumiu sem explicação ao cair na piscina da casa, na verdade entrou por um desses portais que se abriu ali na hora e agora tá preso em outra dimensão!
O problema é que os portais também dão passagem de lá pra cá, ou seja, os monstros que vivem nas outras dimensões também vêm frequentemente à casa do Roger pra atacar ele!
Um desses monstros na verdade é o espírito de um antigo amigo do Roger. E esse cara se revoltou com a ideia de que a maior tragédia da vida dele nunca teria acontecido se o Roger tivesse matado ele antes daquilo acontecer. E agora ele voltou pra se vingar.
A Casa do Espanto também tem bons momentos de aventura. E a parte de humor mais escancarado fica principalmente a cargo do personagem Harold, que consegue ser o vizinho mais mala sem alça do Mundo!
Sabe aquela pessoa pentelha grudenta que passa o tempo todo tentando se meter na sua casa mesmo quando vê que tá atrapalhando mais? Pois é. É o Harold.rsrsrs
O filme inovou em colocar um homem nesse papel, né? As vizinhas assim geralmente são mulheres (principalmente na vida real).
Por outro lado, alguns dos monstros que atacam o Roger também são bastante cômicos e têm uma aparência bem mais grotesca do que assustadora. E a forma como o próprio Roger reage a várias situações também é humorística.
E A Casa do Espanto também é um filme com final feliz.
Então, veja esse filme só pra rir e se divertir, e não pra ver cenas de terror cascudo com uma força do mal que não pode ser detida.
Outros filmes do Steve Miner que eu já indiquei aqui foram o assustador Sexta-Feira 13 – parte 2 (1981) e o pouco inspirado Sexta-Feira 13 – parte 3 (1982).
Mais informações sobre A Casa do Espanto? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13 – parte 2, Sexta-Feira 13 – parte 3 e sobre os demais filmes dessa franquia.
Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Eu vi esse filme no cinema.

Uma divertida comédia de terror.

Na época tb chamava a atenção a presença de William Katt, ator que era conhecido aqui pela série "O Super Herói Americano" que fez sucesso no SBT no início dos anos 80.

Abraço

Leo Rib disse...

Eu me lembro muito vagamente do Super Herói Americano. Mas era com ele mesmo.
Abraço também.