sexta-feira, 24 de abril de 2020

A HORA DO ESPANTO

título original: Fright Night
título brasileiro: A Hora do Espanto
ano de lançamento: 1985
país: Estados Unidos
elenco principal: Chris Sarandon, Roddy McDowall, William Ragsdale
direção e roteiro: Tom Holland

O adolescente Charlie é um fã de filmes de terror. Mas numa noite em que olha pela janela do quarto, ele vê que os 2 homens que acabaram de se mudar pra casa ao lado tão levando um caixão lá pra dentro!
A coisa se torna assustadora quando ele percebe que todas as mulheres que entram na casa dos novos vizinhos são encontradas mortas poucos dias depois! E numa outra noite em que tá olhando pela janela, o Charlie vê que um dos tais vizinhos, chamado Jerry, tá começando uma transa com uma mulher. Mas, pouco antes do sexo, as presas e as unhas dele crescem e ficam pontudas: ele é um vampiro!
E o pior é que ele viu que o Charlie viu a transformação dele!
Como o garoto é fã de filmes de terror, ninguém acredita no que ele conta sobre o Jerry. E o vampiro não demora a começar a ameaçar o Charlie com a ajuda do outro cara que mora com ele, o Billy (que não é um vampiro, mas se revela uma espécie de zumbi semi-imortal comandado pelo Jerry).
A única saída do jovem parece ser pedir ajuda ao ator Peter Vincent, que apresenta o show de terror A Hora do Espanto na televisão.

Não é novidade pra ninguém que, nos anos 80, o ‘terror adolescente’ teve a sua idade de ouro entre as produções cinematográficas. E o que temos aqui é exatamente um filme de vampiro que embarcou na moda da época.
Aliás, grande sacada fazer isso num período em que os filmes de vampiro clássicos tavam perdendo cada vez mais espaço pros slashers, como o próprio Peter comenta numa das cenas em que aparece.
Com vários momentos de aventura e comédia, A Hora do Espanto tem basicamente todos os elementos de qualquer filme oitenteiro de adolescentes norte-americanos, só que com elementos sobrenaturais na história (embora nenhum desses elementos seja explicado muito a fundo) e tendo um vampiro como vilão principal.
O filme conquistou uma grande legião de fãs e é considerado um clássico dos filmes de vampiro dos anos 80.
A meu ver, A Hora do Espanto só perde por deixar no ar algumas situações da história.
Por exemplo: todas as pessoas que o Jerry morde simplesmente morrem, menos os personagens Ed e Amy, que se transformam em novos vampiros; o Jerry deixa claro que a Amy é a cara de uma mulher que foi muito importante no passado dele, mas o assunto é esquecido ao longo do filme e não se dá mais informações sobre isso; a cena final dá a entender que um dos vampiros sobreviveu, mas, se ele sobrevivesse, teria que ter se transformado de volta em humano, pois o vampiro que mordeu ele morreu (sem falar que ele nem aparece na continuação do filme, lançada em 1988)...
Por falar no final do filme, nessa parte o Charlie vai assistir A Hora do Espanto na televisão e eles tão exibindo Octaman (1971).rsrs
A Hora do Espanto também foi a estreia do Tom Holland como diretor.
E pra encerrar, me deixem lembrar que, embora o nome original do filme seja Fright Night, ele não tem nada a ver com Night Fright, aquele filme de terror de 1967 que mostra um monstro mutante vagando por uma floresta escura (e bota ESCURA nisso!!!rsrsrs). É só o nome que é parecido mesmo. Não confundam ‘folha de ponto’ com ‘filha da puta’.
A Hora do Espanto teve um remake, lançado em 2011.
Mais informações sobre o filme de 1985? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘mutantes’ que você acha posts sobre Night Fright e Octaman.
Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Clássico dos anos oitenta. Divertido e com boas sequências de suspense.

Roddy McDowall está impagável.

Abraço

Leo Rib disse...

rsrs
É verdade.
Abraço também!