terça-feira, 7 de janeiro de 2020

OS HERCULOIDES (versão de 1981)

título original: The Herculoids
título brasileiro: Os Herculoides
ano de lançamento: 1981
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Quem acompanha o blog sabe que eu já indiquei vários desenhos animados antigos aqui. Mais especificamente, desenhos dos anos 70 pra trás. E até já brinquei dizendo que eles eram desenhos de gente velha.rsrs Então, acho que posso dizer que agora vou indicar alguns desenhos de coroa.
É que a partir de agora vocês vão ver aqui posts sobre alguns desenhos dos anos 80. E como os anos 80 já acabaram há mais de 30 anos, quem era criança naquela época e via esses desenhos naquela época hoje já passou um pouco da casa dos 20, né? E eu me incluo nisso!
Sobre falar de desenhos mais recentes, lançados nas últimas décadas, isso não vai rolar na Nova Bússola por 2 motivos básicos:

1º Aí já é uma programação feita pro público infantil de hoje. E esse site não é voltado pro público infantil de hoje nem eu estou interessado em que passe a ser.

2º Os desenhos que eu via eram esses desenhos mais antigos, que passavam quando eu era criança e adolescente. Então, é deles que eu posso falar, né? Eu não entendo ABSOLUTAMENTE NADA dos desenhos de hoje. Então, não posso fazer posts em que eu vou explicar esses desenhos, porque não posso explicar uma coisa que eu não conheço. Ia ficar parecendo uma lacrateen tentando explicar o funcionamento do Mundo com o “grande conhecimento” que chega até ela através das feministas globais.

Assim, quando o assunto for ‘desenho animado’, o limite desse blog vão ser os anos 80 mesmo.
Bom, vamos ao tema do post de hoje:
Em 1967, a Hanna-Barbera lançou o seriado Os Herculoides, contando as aventuras dos guerreiros Zandor, Tara e Dorno e de seus animais heroicos Gleep, Gloop, Igoo, Tundro e Zok.
Esse seriado teve 36 capítulos.
Em 1981, a Hanna-Barbera lançou o programa infantil Space Stars, que exibia as aventuras de vários heróis extraterrestres (lembrando que, devido ao lançamento da franquia Star Wars em 1977, produções sobre heróis se passando em outros planetas tavam na crista da onda da moda no início dos anos 80). E como o Zandor, a Tara e o Dorno eram heróis extraterrestres criados pela Hanna-Barbera, a empresa decidiu trazer eles de volta em novas aventuras num seriado de 11 capítulos, também chamado Os Herculoides, que foi lançado dentro do programa Space Stars.
Foi um remake? Não. Afinal, aqui não foram criadas novas versões das histórias vistas no outro seriado.
Tá mais pra reboot. Mas também não foram feitas tantas alterações assim na história. O nome do planeta dos Herculoides mudou (na versão de 1967 se chamava Amzot e na versão de 1981 passou a se chamar Quasar), a iluminação mudou (na nova versão as cenas são todas relativamente mais escuras)...
As histórias ficaram um pouquinho mais consistentes, procurando destacar mais a Geografia e a História do planeta.
Quanto aos personagens principais, são exatamente os mesmos e fazem as mesmas coisas.
Outras produções da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui foram Os Flintstones (1960); Os Jetsons (1962); A Feiticeira Faceira; A Formiga Atômica; A Lula Lelé; O Esquilo sem Grilo; O Xodó da Vovó; Zé Buscapé (todos esses de 1965); Frankenstein Jr; Os Impossíveis (ambos de 1966); O Poderoso Mightor (1967); Scooby-Doo, Cadê Você? (1969); Os Mussarelas (1972); Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973); A Família Dó Ré Mi (1974); e Treme-Treme (1977).
Mais informações sobre a versão de 1981 dos Herculoides? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre a versão de 1967 dos Herculoides, A Família Dó Ré Mi, A Feiticeira Faceira, A Formiga Atômica, A Lula Lelé, Frankenstein Jr., Goober, Mightor, O Esquilo sem Grilo, O Xodó da Vovó, Os Flintstones, Os Impossíveis, Os Jetsons, Os Mussarelas, Scooby-Doo, Treme-Treme e Zé Buscapé.
Até a próxima!

Nenhum comentário: