sexta-feira, 19 de julho de 2019

O ATAQUE DAS COBRAS

título original: Rattlers
título brasileiro: O Ataque das Cobras
ano de lançamento: 1976
país: Estados Unidos
elenco principal: Dan Priest, Elisabeth Chauvet, Sam Chew
direção: John McCauley
roteiro: Jerry Golding e John McCauley

Num deserto dos Estados Unidos, as cascavéis começam a manifestar um comportamento extremamente feroz, atacando em bando e matando as pessoas que elas encontram aleatoriamente pelo deserto. E até mesmo atacando as fazendas da região e matando todas as pessoas e animais que elas encontram por lá!
Sem saber o que fazer, o xerife pede a um professor de Biologia chamado Tom pra investigar o estranho fenômeno. E sob pressão do movimento feminista local, ele é obrigado a contratar pelo menos 1 profissional do sexo feminino pra participar do trabalho, chamando a fotógrafa Ann pra trabalhar em parceria com o Tom.
Eles observam no mapa todos os locais onde aconteceram ataques das cobras e veem que eles formam quase um círculo ao redor de um forte no deserto. E quando decidem ir até lá pra ver qual é a relação que isso tem com os ataques, percebem que o coronel responsável pelo forte sabe muito mais do que parece sobre o assunto...

Nos anos 70, época em que os filmes de terror se focavam tanto nos animais enfurecidos, não podiam faltar produções sobre elas: as cobras, os únicos animais temidos por todas as culturas do Mundo (independente da época e/ou lugar onde uma pessoa foi criada, ela sempre associa: serpente = perigo).
E se você nunca viu um filme de terror sobre cobras e quer começar por uma coisa mais light, O Ataque das Cobras é uma boa.
As cenas em que as cascavéis atacam os humanos não são nada que não possa passar na Sessão da Tarde. Só vão assustar mesmo a quem tiver ofidiofobia (medo compulsivo de serpentes). Se for o seu caso, se prepare pra cena em que a mulher toma banho na banheira...
Sem entrar em muitos spoilers, esse é mais um filme que mostra um velho militar com mania de grandeza e que acha que pode tudo. E os resultados da arrogância dele, é claro, são desastrosos.
Na verdade, ele se envolveu num plano do exército que foi abandonado. Só que, com o complexo de onipotência dele, profundamente convencido de que só ele tá certo e o resto do Mundo tá errado, ele decidiu dar continuidade ao plano sozinho...
O Ataque das Cobras tá bem longe de ser um clássico. Mas não é um filme ruim. E consegue contar uma história com início meio e fim, embora a cena final deixe uma porta aberta pra uma continuação (que nunca rolou).
Mas também dá pra ver que tem cenas que tão lá só pra encher linguiça, tem uma cena sem sentido do Tom pegando um helicóptero pra procurar cobras no chão do deserto lá embaixo (será que ele tem visão telescópica?)...
Mais informações sobre O Ataque das Cobras? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: