terça-feira, 9 de julho de 2019

ABELHAS SELVAGENS

título original: The Savage Bees
título brasileiro: Abelhas Selvagens
ano de lançamento: 1976
país: Estados Unidos
elenco principal: Ben Johnson, Gretchen Corbett, Michael Parks
direção: Bruce Geller
roteiro: Guerdon Trueblood

Uma raça de abelhas africanas foi trazida pro Brasil pra cruzar com uma raça sul-americana e, assim, produzir uma raça de abelhas mestiças mais fortes. Mas elas acabaram escapando do cativeiro. E uma rainha, acompanhada por suas operárias, se escondeu num navio de frutas que ia pros Estados Unidos.
Às vésperas do Mardi Gras de 1976, quando o navio atravessava o Rio Mississipi, as abelhas atacaram todos os tripulantes, forçando eles a se jogar na água. E o navio, flutuando a esmo, acabou se chocando contra um navio maior, fazendo as abelhas se assustarem com o impacto e se espalharem pela região...
Numa cidade perto de Nova Orleans, o enxame começa a matar os animais e pessoas que aparecem pelo caminho. Mas o vice-prefeito não quer fazer nada pra não provocar pânico e não estragar o Mardi Gras. Assim, só cabe ao Xerife Donald e a um pequeno grupo de amigos dele se mobilizar pra tentar resolver o problema antes que as abelhas cheguem a Nova Orleans em pleno Mardi Gras.

Bom, temos aqui mais um filme de terror que pegou carona na moda dos animais enfurecidos dos anos 70. Dessa vez, com abelhas.
Mas não esperem ver em Abelhas Selvagens uma história extremamente movimentada. Contudo também não chega a ser um filme paradão.
Aliás, curiosamente, a cena mais parada do filme é a mais famosa, com as abelhas e o carro. Mas o único problema ali é que foi uma cena desnecessariamente demorada.
Abelhas Selvagens não tem nada de CGI (nem era possível fazer isso nos anos 70): todas as abelhas que aparecem no filme são de verdade.
Cerca de 1000000 de abelhas foram usadas pra gravar o filme.
Claro que alguns atores e membros da equipe técnica levaram ferroadas durante as gravações. Mas, curiosamente, foram poucos casos.
Abelhas Selvagens teve uma continuação (1978). Mas tem muito pouco a ver com a história original. A única personagem que aparece nos 2 filmes é a bióloga Jeannie.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Acho que foi exibido em tempos longincuos pelo SBT.

Leo Rib disse...

Se eu não me engano, passou algumas vezes na Record, lá no início dos anos 80.