quinta-feira, 20 de setembro de 2018

O MORCEGO

título original: The Batman
título brasileiro: O Morcego
ano de lançamento: 1943
país: Estados Unidos
elenco principal: Douglas Croft, J. Carrol Naish, Lewis Wilson
direção: Lambert Hillyer
roteiro: Bill Finger, Bob Kane (autores do texto original), Harry L. Fraser, Jerry Robinson, Leslie Swabacker e Victor McLeod

Em 1939, uma edição da revista Detective Comics apresentou ao público pela 1ª vez o personagem Batman, criado em conjunto pelos escritores Bill Finger e Bob Kane.
Ele não demoraria a se tornar um dos super-heróis mais populares de revistas em quadrinhos. E a 1ª produção com atores de carne e osso envolvendo o personagem foi o seriado O Morcego, lançado 4 anos depois que ele apareceu na revista.
A história é um pouco diferente do que a gente veria nas versões seguintes:

Um agente secreto japonês chamado Daka, servido por uma tropa de bandidos que se vestem como mafiosos italianos, vive escondido numa mansão subterrânea nos Estados Unidos. E ele pretende dominar o país fazendo uma lavagem cerebral nas pessoas e transformando elas em ‘zumbis’ sob o comando dele.
Quando descobrem as atividades do Daka, 2 agentes secretos do FBI chamados Bruce e Dick se fantasiam com máscaras, capas e roupas meio esquisitas e vão tentar impedir os planos dele. E assumem os nomes códigos respectivamente de Batman e Robin.

A tentativa explícita de retratar os italianos e os japoneses como vilões que queriam dominar os Estados Unidos se deve ao fato de que o seriado foi lançado em plena 2ª Guerra Mundial.
Os vilões clássicos retratados como inimigos do Batman, como o Coringa, a Mulher-Gato e o Pinguim, só seriam vistos pela 1ª vez em seriados e filmes lançados depois desse aqui.
Também não vemos aqui ainda apetrechos comuns que o herói usaria em produções futuras, como o bat-móvel (aqui o Batman e o Robin se locomovem com um carro comum, dirigido pelo mordomo Alfred). Por isso mesmo, as cenas de ação em geral só mostram lutas mano a mano: socos, chutes e adjacências. Nada de heróis e vilões disparando raios um no outro nem nada disso.
Vale lembrar que o diretor Lambert Hillyer também foi o responsável pelo filme A Filha de Drácula (1936), uma das continuações do clássico Drácula (1931).
Clique aqui pra ver mais informações sobre O Morcego:


E clique aí do lado em ‘aventura’ que você acha um post sobre Drácula.
Até a próxima!

Nenhum comentário: