sábado, 15 de setembro de 2018

FRANKENSTEIN (versão de 1931)

títulos original e brasileiro: Frankenstein
ano de lançamento: 1931
país: Estados Unidos
elenco principal: Boris Karloff, Colin Clive, Mae Clarke
direção: James Whale
roteiro: Mary Shelley (autora do texto original), Francis Edward Faragoh, Garrett Fort, John L. Balderston, John Russell, Peggy Webling, Richard Schayer e Robert Florey

Isolado num castelo no alto de uma montanha, o cientista Henry Frankenstein tem se dedicado à sua mais excêntrica experiência: reunir pedaços de vários cadáveres num só e assim formar uma criatura, que ele quer trazer à vida usando uma descarga elétrica.
Mas, não encontrando um cérebro que possa ser usado em nenhum dos cadáveres que roubou, ele manda seu assistente Fritz invadir uma faculdade de Biologia e roubar um cérebro em boas condições. Mas, acidentalmente, o assistente deixa o cérebro que ele rouba cair no chão e o órgão se despedaça. E pra não voltar de mãos vazias, ele leva o cérebro de um deficiente mental.
Consequentemente, o cientista cria um mutante que, a princípio, não é perigoso nem gratuitamente perverso, mas que tem uma capacidade de raciocínio que não ultrapassa o de uma criança estranhando cada nova coisa que vê pelo caminho.
Mesmo assim, a criatura vai ficando mais forte e resistente a cada dia que se passa. E o Henry não demora a perder completamente o controle sobre ela...

Muita gente pensa que ESSE AQUI foi o 1º filme inspirado no livro Frankenstein ou o Prometeu Moderno (1818), da inglesa Mary Shelley. E foi sem dúvida nenhuma o 1º mais famoso. Mas não foi o 1º de todos. Este foi um curta-metragem dirigido pelo J. Searle Dawley, em 1910.
Entretanto, a imagem clássica que todos têm até hoje do Monstro de Frankenstein foi lançada realmente pelo filme de 1931: um homem com mais de 2 metros de altura, com a parte de cima da cabeça achatada, com 2 parafusos nos cantos do pescoço, com costuras na pele por várias partes do corpo e com a mentalidade retardada.
Ele é mau? Não é bem o que o filme demonstra. Acontece que o Fritz tem uma personalidade muito sádica. E ele sacaneia o monstro quando ninguém tá vendo até despertar a fúria da criatura. Então, podemos dizer que o lado perverso do monstro começa a aflorar por causa disso.
O monstro pode ser considerado tanto um mutante quanto um zumbi: ele é um cadáver trazido de volta à vida, mas ao mesmo tempo foi criado através de uma experiência mutante.
O filme teve 6 continuações, lançadas em 1935, 1939, 1942, 1943, 1944 e 1945.
Em quase todas elas, a história do Monstro de Frankenstein se misturou com a história do Conde Drácula lançada em 1931.
Bom, pra todos os fãs de clássicos e pra todos os pesquisadores da História do Cinema, Frankenstein é imperdível.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ que você acha posts sobre o Frankenstein de 1910 e sobre o Drácula de 1931.
Até a próxima!

Nenhum comentário: