domingo, 9 de setembro de 2018

NOSFERATU & A SOMBRA DO VAMPIRO





















títulos originais: Nosferatu, eine Symphonie des Grauens / Upír Nosferatu
título brasileiro: Nosferatu
ano de lançamento: 1922
países: Alemanha / Tchecoslováquia
elenco principal: Greta Schroeder, Gustav V. Wangenheim, Max Schreck
direção: F. W. Murnau
roteiro: Bram Stoker (autor do texto original) e Henrik Galeen

título original: Burned to Light / Shadow of the Vampire
título brasileiro: A Sombra do Vampiro
ano de lançamento: 2000
países: Estados Unidos / Inglaterra / Luxemburgo
elenco principal: Catherine McCormack, John Malkovich, Willem Dafoe
direção: E. Elias Merhige
roteiro: Steven Katz

Em 1897, o irlandês Bram Stoker lançou o romance de terror Drácula, livro que nem chamou muita atenção na época...
Em 1912, o escritor morreu, deixando os direitos autorais de sua obra pra viúva Florence Balcombe.
Poucos anos depois da morte dele, os alemães F. W. Murnau e Henrik Galeen decidiram criar a 1ª versão cinematográfica de Drácula. Só que a Florence não liberou o texto pra isso. Então, o F. W. e o Henrik decidiram seguir em frente assim mesmo, removendo personagens do texto original, mudando os nomes dos personagens que ficaram e alterando o final do filme.
Assim foi gravado em 1921 o filme Nosferatu, sendo lançado no ano seguinte.
Apesar de todas as mudanças que foram feitas no texto original, a Florence não aceitou a produção desse filme e abriu um processo contra ele, conseguindo que quase todas as cópias fossem recolhidas e destruídas... Pois é: QUASE todas. Porque a essa altura várias cópias já tinham sido vendidas pra colecionadores e algumas já tavam até em outros países. E foi graças a essas cópias que Nosferatu chegou até os dias de hoje.
Bom, apesar de ser um filme mudo e em preto e branco, ele impressiona até hoje e nunca deixou de ser considerado um clássico do Cinema de Terror (principalmente levando em conta que ele foi filmado com os recursos de quase 100 anos atrás, né?).
Temos aqui um terror gótico com bons momentos de suspense e até alguns de aventura.
O Conde Orlok, versão alemã do Conde Drácula, foi talvez o vilão mais assustador de todos os filmes de terror do início do século XX.
Foi esse personagem que lançou no cinema pela 1ª vez a figura clássica do vampiro que mora num castelo, que dorme num caixão e tal. E essas ideias foram aproveitadas e reaproveitadas por inúmeros filmes, seriados e outras produções que retratam vampiros.
E sim: o nome dele é Orlok, e não Nosferatu, como muita gente pensa. O que se chama de “nosferatu” nos folclores dos países da Europa Oriental é a espécie da qual essa criatura faz parte, ou seja, assombrações que se alimentam de sangue (mas, mesmo assim, o personagem foi apelidado de Nosferatu em algumas representações posteriores que ele teve).
A única coisa que fica realmente sem explicação é um vilão secundário chamado Knock...
Ele é evidentemente um súdito do Orlok. Mas o filme nunca explica como nem por que ele começou a servir ao vampiro. Até porque, até onde dá pra entender, eles nunca se viram pessoalmente.
O filme teve um remake, lançado em 1979, chamado Nosferatu, o Vampiro da Noite.
No ano 2000, outra obra foi inspirada no filme de 1922: A Sombra do Vampiro.
Esse filme retrata vagamente o que teria acontecido durante as filmagens de Nosferatu. Mas se engana quem pensa que é um filme épico que reproduz situações reais: os personagens históricos vistos na Sombra do Vampiro são retratados de forma extremamente fantasiosa, tomando atitudes que nunca tomaram na vida real e até morrendo de formas diferentes e em épocas diferentes de como morreram na realidade.
E o filme gira em torno da ideia de que o ator Max Schreck, que interpretou o Conde Orlok no filme de 1922, era um vampiro de verdade.
Por isso, A Sombra do Vampiro costuma ser entendido como uma sátira de terror ou mesmo como uma comédia de humor cáustico.
Eu particularmente não gostei dessa produção. Pelo menos uns 15 minutos de filme podiam ser cortados numa boa. E olhem que nem é um filme tão grande assim!
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Nosferatu e sobre A Sombra do Vampiro:


Até a próxima!

Nenhum comentário: