segunda-feira, 6 de março de 2023

CAÇADOR DE OSSOS

título original: The Bone Snatcher
título brasileiro: Caçador de Ossos
ano de lançamento: 2003
países: África do Sul / Canadá / Inglaterra / Namíbia
elenco principal: Patrick Shai, Rachel Shelley, Scott Bairstow
direção: Jason Wulfsohn
roteiro: Gordon Render e Malcolm Kholl

No Deserto de Namibe, algumas tribos acreditam numa deusa chamada Esikhulu, a Mãe Areia. E acreditam que o corpo dela, que é o próprio elemento arenoso, foi a primeira coisa a existir no Mundo e será a última coisa a existir depois que o resto do Mundo já tiver acabado.
Esqueletos encontrados no meio do deserto, com marcas mostrando que alguma coisa devorou a carne que havia ali em volta, fortalecem a crença nessa deusa, já que os nativos acreditam que é ela quem mata os humanos que andam pelo deserto e depois começa a roer a carne dos cadáveres até que só sobrem os ossos.
Bom, alguma coisa tá fazendo exatamente isso com as pessoas que andam pelo Deserto de Namibe. Mas não é uma deusa. E um grupo de trabalhadores que se perderam ali enquanto viajavam de caminhão de um posto pro outro da companhia deles vão encontrar essa coisa e descobrir com detalhes do que se trata...

Completando 20 anos de lançamento esse ano, Caçador de Ossos foi todo filmado na África do Sul e na Namíbia, mas foi produzido no Canadá e na Inglaterra.
O filme tem um bom clima de suspense. Principalmente porque, a princípio, você não tem informação nenhuma sobre o que é a tal coisa que mata as pessoas no deserto. E depois vão sendo dadas pistas erradas sobre a identidade da coisa...
Uma deusa? Não.
Um zumbi? Não.
Um monstro humanoide? Não.
Mas lá pelo meio do filme já descobrimos junto com os heróis da história do que se trata.
Também tentam fazer um certo plot twist quando o filme já tá chegando no final: um personagem que se mostrava simplesmente como antipático no início do filme, de repente, passa a funcionar como um vilão que, à 1ª vista, vai fazer a história tomar outro rumo... Mas só à 1ª vista, porque ele é derrotado sem grandes esforços.
Aliás, achei que essa parte ficou meio fora do contexto. Até porque não acrescenta nada ao resto da história (esse personagem nem tem tanto destaque antes disso).
Acho que botaram isso no filme só pra aumentar um pouco a duração. E mesmo assim, não passa de 90 minutos.
Bom, se você tem entomofobia, provavelmente vai se assustar com Caçador de Ossos. Se você gosta de suspense, também vai achar legal.
A última cena do filme deixa uma porta aberta pra uma continuação. Mas, pelo menos até agora, não rolou.
Mais informações sobre Caçador de Ossos? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: