sábado, 25 de março de 2023

ARANHAS 3D

títulos originais: Payatsi / Spiders 3D
título brasileiro: Aranhas 3D
ano de lançamento: 2013
países: Bulgária / Estados Unidos
elenco principal: Christa Campbell, Patrick Muldoon, Sydney Sweeney
direção: Tibor Takács
roteiro: Dustin Warburton, Joseph Farruggia e Tibor Takács

Em 2013, num dia comum, os nova-iorquinos têm sua rotina mergulhada na desordem quando veem um estranho objeto de metal caindo do Céu e batendo contra uma rua da cidade com tanta força que quebra o chão e vai parar nas linhas do metrô!
O supervisor geral do metrô, chamado Jason, começa a investigar a situação, enquanto os repórteres anunciam na televisão que um satélite soviético dos anos 80 caiu no Centro de Nova York. Mas ao encontrar lá embaixo um cientista e um grupo de policiais analisando o local da queda do objeto, o Jason começa a ver que o que aconteceu não foi bem o que foi noticiado. E isso fica mais claro ainda quando ele vê um acúmulo gigantesco de teias de aranha nos túneis do metrô. E do meio delas começam a sair várias aranhas mutantes, que atacam ferozmente os humanos e, ao conseguir agarrar eles, desovam nos corpos deles!
Como o Jason tem acesso a alguns desses ovos e dá isso à ex esposa dele pra ela analisar, eles acabam envolvidos no projeto secreto que deu origem àquelas criaturas, começando a ser perseguidos pelas autoridades. Mas essa não é a pior parte...
Um dos ovos vai fazer nascer uma aranha-rainha, que vai crescer à velocidade de 15 centímetros por hora e que não pode ser abatida nem pelas armas de choque do exército!

Completando 10 anos de lançamento esse ano, Aranhas 3D é um dos raros filmes de terror que se passam num centro urbano. Mais especificamente, em Nova York.
Foi produzido nos Estados Unidos, mas inteiramente filmado na Bulgária.
O filme não deixa de ter alguns clichês, como os heróis principais que sempre conseguem escapar ilesos a todas as dificuldades que aparecem pelo caminho, o militar com mania de grandeza que quer mandar na situação mais do que os outros envolvidos e acaba vitimando alguns dos seus próprios comandados por causa disso... Mas, como um todo, o resultado é bom.
Também tem bastante ação e aventura.
A cena final deixa claro que a história não acabou ali. Mas até agora não veio nenhuma continuação.
Outros filmes do Tibor Tanács que eu já indiquei aqui foram O Portão (1987); O Portão II: Eles Estão de Volta (1990); e Mosquito Man (2005).
Mais informações sobre Aranhas 3D? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções búlgaras’ pra ver o post sobre Mosquito Man e em ‘produções canadenses’ pra ver os posts sobre O Portão e O Portão II.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

O ápice de monstros gigantes para mim sempre foi os anos 50.

Leo Rib disse...

Foi a época em que o povo estava mais preocupado com os resultados da radiação espalhada pelo Mundo nos anos 40, pelas bombas atômicas explodidas em Hiroshima e Nagasaki e pelos testes nucleares no Atol de Bikini.
Havia muito medo de que essa radiação transformasse as formas de vida normais do Mundo em monstros ou que fizessem as formas de vida normais crescerem até um tamanho gigante.
Então, os diretores de filmes de terror dos anos 50 retrataram bastante esse assunto.