quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A RELÍQUIA

títulos originais: Das Relikt: Das Museum der Angst / Reriku / The Relic
título brasileiro: A Relíquia
ano de lançamento: 1997
países: Alemanha / Estados Unidos / Inglaterra / Japão
elenco principal: Linda Hunt, Penelope Ann Miller, Tom Sizemore
direção: Peter Hyams
roteiro: Douglas Preston (autor do texto original), Amanda Silver, Amy Jones, John Raffo, Lincoln Child e Rick Jaffa

Um arqueólogo chamado John começa a se comportar de forma estranha depois que tem contato com uma tribo indígena da Amazônia...
Poucos meses depois, um navio aparece boiando à deriva no meio do Lago Michigan. E os destroços dos cadáveres da tripulação são encontrados no depósito de esgoto do navio, o que surpreende bastante o Detetive Vincent.
Na semana seguinte, no Field Museum of Natural History, onde o John trabalhava, o cadáver despedaçado de um vigia noturno é encontrado no banheiro do museu, que assim é interditado pela polícia. E a sala do John também é deixada brutalmente revirada, como se alguém tivesse entrado ali pra procurar alguma coisa.
O Vincent vai lá dar uma olhada e não pode deixar de ver as semelhanças entre os cadáveres da tripulação do navio e o cadáver que ele acabou de ver no banheiro do museu.
Ao mesmo tempo, a bióloga Margo e o biólogo-chefe Albert começam a estranhar algumas caixas enviadas ao museu pelo John, contendo folhas com umas bolinhas vermelhas não-identificadas grudadas nelas.
Mas a diretora do museu não quer saber de confusão, já que uma grande festividade que tá programada pra acontecer ali vai reunir as figuras mais importantes da cidade. E ela não vai deixar o Albert nem a Margo nem o Vincent estragarem isso.
Bom, quem for a essa festa não vai ter as melhores experiências, já que uma criatura monstruosa se encontra na parte mais funda e escura do porão do museu! Mas assim que sentir fome, ela não vai ficar lá por muito tempo...

Inspirado no livro com o mesmo nome (1995), do Douglas Preston, A Relíquia é um bom filme de terror.
Começa dando a entender que você vai ver uma história de terror sobrenatural, mas depois fica claro que é uma história de ficção científica.
Os efeitos especiais são bons pros padrões da época. E são até melhores do que os efeitos de alguns filmes que a gente vê hoje.
O filme como um todo também é mais bem cuidado, tudo tem uma aparência mais chique do que a gente vê na maioria dos filmes de terror...
O monstro aparece em poucas cenas não pra fazer suspense, mas sim por um problema técnico: o animatrônico não tinha ficado pronto quando as filmagens começaram, obrigando o diretor a fazer todas as cenas que podia fazer sem o boneco e deixando pra depois só as cenas que dependiam das aparições explícitas da criatura.
Claro que algumas situações ficam no ar. Por exemplo, como o monstro saiu do navio onde se encontrava no Lago Michigan, se deslocou até o Field Museum of Natural History e foi se instalar no subsolo do museu sem ninguém ver?
Mas, tirando uma derrapada ou outra, não tenho nada a dizer contra A Relíquia.
Recomendo esse filme a quem curte histórias sobre monstros mutantes.
Mais informações sobre A Relíquia? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: