quarta-feira, 21 de setembro de 2022

CAÇADA AO PREDADOR

título original: DNA
título brasileiro: Caçada ao Predador
ano de lançamento: 1996
países: Estados Unidos / República das Filipinas
elenco principal: Mark Dacascos, Robin McKee, Tom Taus
direção: William Mesa
roteiro: Nick Davis

O Dr. Ash é o principal responsável pelo caótico hospital de uma pequena cidade no Norte de Bornéu.
Quando vai entrar pra mais um dia de trabalho, ele vê uma médica da CIA chamada Claire chegando ao vilarejo, ao mesmo tempo em que uma enfermeira chama ele e conta que chegou o cadáver de uma menina, que tá cheia de marcas de unhas e dentes de algum tipo de fera que ninguém nunca viu!
A Claire chega ali e observa o cadáver também. E ela explica que foi enviada ali pra ajudar o Ash a resolver os problemas. Mas ela também conta que trabalha junto com um cara chamado Carl, fazendo o Ash se surpreender: 2 anos antes, esse sujeito tentou matar o Ash numa caverna depois de roubar um besouro raro que o médico tinha descoberto e, pelo que os jornais noticiavam, ele morreu naquela época mesmo.
A Claire explica que o Carl forjou a própria morte pra que ninguém atrapalhasse ele nas pesquisas que ele tava fazendo. Mas a CIA perdeu contato com ele há alguns dias. E assim, a médica gostaria de investigar o que houve.
Ela convence o Ash a levar ela à floresta pra fazer isso, dando início a uma aventura aterrorizante...

Produzido nos Estados Unidos e filmado nas Filipinas, Caçada ao Predador bebeu muito na fonte do Predador (1987).
Não só o monstro daqui se parece muito com o monstro de lá (uma criatura de origem extraterrestre, que tem o poder de ficar transparente, que enxerga em infravermelho e que anda por uma floresta matando os humanos que encontra pelo caminho) como também várias cenas da luta final entre o Ash e o monstro quase seguem passo a passo as cenas de lutas entre o Dutch e o Predador.
O problema principal que eu posso destacar é que o roteiro só foca no monstro na parte final do filme: durante a maior parte da história, o Carl funciona como o vilão principal, enquanto o monstro é visto mais como um perigo eventual (embora já fique claro que ele faz vítimas por aí desde que o cadáver da menina chega ao hospital).
Não que isso estrague o filme. Mas eu acho que uma ‘mudança de vilão principal’ assim funciona melhor num seriado do que num longa, né?
De qualquer forma, se você é fã da franquia O Predador ou de aventuras de terror que se passam em florestas em geral, você vai gostar de Caçada ao Predador.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções mexicanas’ que você acha um post sobre O Predador.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

É preciso reconhecer que Mark Dacascos se esforçou para ser um herói de filme de ação da década de 90.

Leo Rib disse...

Pois é. E nesse aqui ele tentou ser um Arnold Schwarzenegger genérico.