terça-feira, 22 de setembro de 2020

O FANTASMA DO SHOPPING: A VINGANÇA

título original: Phantom of the Mall: Eric’s Revenge
título brasileiro: O Fantasma do Shopping: A Vingança
ano de lançamento: 1989
país: Estados Unidos
elenco principal: Derek Rydall, Kari Whitman, Rob Estes
direção: Richard Friedman
roteiro: Gaston Leroux (autor do texto original), Frederick R. Ulrich, Robert King, Scott J. Schneid e Tony Michelman

Em 1988, quando um shopping se encontrava em via de ser construído numa cidade do interior, só uma família se recusou a se mudar do terreno que seria ocupado pela futura construção.
A casa deles pegou fogo misteriosamente depois que as outras famílias já tinham saído dali. E todas as tentativas de investigar a causa do incêndio foram misteriosamente abafadas e não passaram da fase inicial...
Em 1989, o shopping finalmente é inaugurado. Mas ninguém percebe que um homem misterioso usando uma máscara anda pelos dutos de ventilação e observa tudo o que se passa no shopping.
Os poucos que chegam a ver o mascarado são eliminados no mesmo instante. Mas ele se preocupa mais em matar as pessoas que incomodam 3 amigos chamados Buzz, Suzie e Melody, que acabaram de arranjar empregos no shopping.
Os 3 eram amigos do Eric, o rapaz que morava na casa incendiada e morreu no fogo. E a Melody, que era a namorada dele, é a mais explicitamente protegida pelo mascarado.
Mas será que o Eric morreu mesmo no incêndio?

Vagamente inspirado no livro O Fantasma da Ópera (1909), do francês Gaston Leroux, O Fantasma do Shopping: A Vingança é um filme que não faz suspense sobre quase nada. Bem antes do filme chegar no meio já fica evidente que o Eric sobreviveu ao incêndio, ficou deformado, passou a usar uma máscara pra se cobrir e foi se esconder nos dutos de ventilação do shopping (o próprio título do filme em Inglês, Phantom of the Mall: Eric’s Revenge, já escancara quem é o “fantasma do shopping” rs).
O problema aí é que o filme deixa várias situações sem explicação. Pra não dizer sem lógica. Principalmente o modo como o Eric conseguiu forjar a morte e o sepultamento dele (de alguma forma, ele fez com que um caixão vazio fosse enterrado num cemitério como se fosse ele!) e depois foi se esconder no shopping sem ninguém ver ele ali durante quase 1 ano.
Aliás, depois de se instalar ali, o Eric arranjou uma naja treinada pra atacar os inimigos dele... Como um cara deformado que agora vive escondido conseguiu sair por aí, arranjar uma cobra treinada e voltar pro esconderijo dele sem chamar a atenção de ninguém?
De qualquer forma, O Fantasma do Shopping consegue ser um slasher oitenteiro com um clima um pouco mais romântico do que os outros.
Quanto à vingança mencionada no título do filme, não é dos amigos que o Eric quer se vingar. Mas sim de quem incendiou a casa dele. E ele consegue!
Aliás, isso é outra coisa que o filme já entrega de cara.rs Porque, desde as primeiras cenas, já dá pra perceber quem são os culpados pelo incêndio, embora eles só sejam explicitamente revelados no final.
Assim, ao contrário do que pode parecer à 1ª vista, o vilão principal não é o Eric, mas sim quem começou a merda toda, mandando incendiar a casa dele e matando a família dele. E depois ainda cometendo outras desonestidades ao longo da história pra ganhar mais dinheiro.
Claro que o Eric tá longe de ser um cara bonzinho. Mas as maldades que ele comete, como já foi dito, são sempre pra proteger os amigos dele, pra se vingar de alguém que fez algum mal contra os amigos, pra não deixar nenhuma testemunha viva das atitudes que ele toma e, é claro, pra punir os responsáveis pela tragédia dele.
Bom, talvez esse slasher tivesse feito mais sucesso se tivesse sido lançado uns 5 anos antes, quando os slashers tavam mais na moda. Mas, tendo ele vindo depois de dezenas de filmes que contavam histórias parecidas no início dos anos 80 e somando isso a todas as antecipações que o filme já vai fazendo desde que começa sobre a própria história, esperem tudo, menos grandes surpresas.
Outras produções inspiradas no livro do Gaston Leroux (em níveis diferentes, é claro) que eu já indiquei aqui foram O Fantasma da Ópera (1925) e Panting at the Opera (1988).
Mais informações sobre O Fantasma do Shopping? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘comédias’ que você acha os posts sobre O Fantasma da Ópera e Panting at the Opera.
Até a próxima!

Nenhum comentário: