quarta-feira, 19 de agosto de 2020

A VINGANÇA DO DIABO / SANGUE DEMONÍACO

títulos originais: Pumpkinhead / Vengeance - The Demon
títulos brasileiros: A Vingança do Diabo / Sangue Demoníaco
ano de lançamento: 1988
país: Estados Unidos
elenco principal: Brian Bremer, Florence Schauffler, Lance Henriksen
direção: Stan Winston
roteiro: Ed Justin (autor do texto original), Gary Gerani, Mark Patrick Carducci, Richard Weinman e Stan Winston

Em 1957, um menino chamado Ed se prepara pra dormir, quando um homem bate desesperadamente na porta da casa. Mas os pais do menino dizem que eles não podem deixar o homem entrar. E olhando pela janela, o Ed vê o cara ser agarrado e morto por um vulto monstruoso.
Na mesma época, ele ouve falar de uma maga satanista chamada Haggis que vive como eremita numa das montanhas daquela região. E se acredita que ela tem alguma ligação com a criatura que matou o homem...
Em 1988, o Ed já se casou, já ficou viúvo e tem um filho chamado Billy.
Ele também é o dono de uma loja de conveniências à beira de uma estrada. E num momento em que volta em casa pra buscar uma coisa que esqueceu, ele deixa o Billy tomando conta da loja.
Mas um grupo de jovens passam por ali de moto e o cachorro do Billy sai correndo da loja atraído pelo barulho. E o menino, ao sair correndo atrás do cachorro, acaba sendo atropelado e morto por um dos motoqueiros, que foge sem prestar socorro.
Depois de recolher o cadáver do filho, o Ed se lembra das lendas sobre a Haggis, decidindo procurar ela pra ressuscitar o Billy.
A velha maga deixa claro logo de cara que ela não tem poder pra ressuscitar os mortos. E isso faz o Ed mudar de planos: ele pede pra ela invocar um demônio que massacre os responsáveis pela morte do filho dele. E quando a Haggis começa a explicar o alto preço que isso vai ter, o Ed nem deixa ela terminar de falar e deixa claro que ele quer vingança a qualquer preço.
Ela dá início ao ritual que ele pediu. Mas as consequências que ele vai sofrer por causa do demônio que foi invocado (a mesma criatura que ele viu quando era criança) vão ser muito piores do que ele imaginava...

Pumpkinhead foi lançado no Brasil nos cinemas e em VHS como A Vingança do Diabo, depois sendo relançado em DVD como Sangue Demoníaco.
O monstro do filme é um demônio que, quando é invocado pra matar determinadas pessoas, só para depois que já tiver matado todas as pessoas que ele veio matar. E até 2ª ordem, ele só mata aquelas pessoas e mais ninguém. Mas, se alguém entrar no meio pra tentar proteger as pessoas que ele veio matar, aí ele também mata essa pessoa (isso explica claramente a reação dos pais do Ed no início do filme, né?).
O lado psicológico dos personagens é bem trabalhado. Por exemplo, mesmo que você não concorde com a atitude daquele pai em procurar vingança, fica impossível não entender ele.
Por outro lado, depois que a vingança começa de fato, ele próprio começa a achar que foi longe demais. Só que agora já é muito tarde pra reverter as coisas, né?
Toda a somatória do visual do filme (cenário, figurino, iluminação e efeitos especiais) é muito melhor que a de outras produções da mesma época. E A Vingança do Diabo só não se tornou muito conhecido ainda no final dos anos 80 devido a um problema burocrático com o lançamento dele nos cinemas...
A De Laurentiis Entertainment, empresa responsável pela distribuição do filme nas telonas, faliu nos dias seguintes à estreia, o que fez o filme ser tirado de circulação. Mas a United Artists comprou os direitos autorais e relançou o filme nos meses seguintes com o título de Vengeance - The Demon. Mas aí já não chamou tanta atenção do público.
A Vingança do Diabo foi a estreia do especialista em efeitos especiais Stan Winston como diretor, o que explica a boa qualidade da imagem do filme (principalmente nas cenas que envolvem a maga e o demônio). Afinal, o Stan já tinha se envolvido diretamente nos efeitos especiais de Aliens (1986), Deu a Louca nos Monstros, O Predador (ambos de 1987) e vários outros filmes de aventura, ficção científica e terror da mesma época.
O filme de 1988 deu origem a uma franquia com mais 3 filmes (1993, 2006 e 2007).
Mais informações sobre A Vingança do Diabo? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
E dê uma clicada aí do lado em ‘ficção científica’ que você acha posts sobre Deu a Louca nos Monstros, O Predador e Alien (1979), que foi a origem de Aliens.
Até a próxima!

2 comentários:

Os Deuses Mortos disse...

Grande sinópse, Pumpkinhead é um filme a ser descoberto. Concordo que sua fotografia é belíssima. O documentário da edição do Dark Side emociona ao contar a história de bastidores desse lançamento turbulento.
Parabéns.

Leo Rib disse...

Obrigado!
Realmente, o que causou problemas com esse filme foi a estreia. Se não, o Pumpinhead teria se tornado um ícone do terror do mesmo peso e da mesma medida que o Jason Voorhees e o Freddy Krueger.