sexta-feira, 28 de agosto de 2020

ARNOLD SCHWARZENEGGER

Acho que não é novidade pra ninguém que o austríaco Arnold Schwarzenegger se tornou famoso a partir de 1982, quando interpretou o personagem-título de Conan, o Bárbaro. E isso abriu as portas pra dezenas de filmes de aventura nos quais ele atuou, quase sempre em meio a incontáveis cenas de lutas e explosões.
Bom, nos anos 80, era relativamente fácil fazer um filme de aventura, né? Era só usar um ex militar como herói da história e dizer que ele tava lutando contra alguma organização criminosa que fazia tráfico de alguma coisa (armas, drogas ou outra coisa qualquer). Aí arranjavam um ator musculoso pra interpretar esse cara e botavam ele sem camisa e usando uma calça de soldado, carregando uma metralhadora, correndo no meio de uma floresta, explodindo coisas e matando uns 500 ou 600 vilões figurantes pelo caminho.
Se o diretor conseguisse fazer isso, tava pronto o filme de aventura oitenteiro.
Foi basicamente isso que o Arnold fez diversas vezes.
Mas enfim: dentro de toda essa ação, ele também já passeou pela área do terror.
Em 1984, o Arnold foi o vilão principal da franquia que talvez seja a mais associada a ele até hoje: O Exterminador do Futuro.
Vale lembrar que essa série só é mais voltada pro terror no filme original mesmo (a cena em que o exterminador sai do meio do fogo já com o disfarce humano totalmente destruído, só com o esqueleto robótico dele, era uma coisa impressionante pra época!). As continuações que o filme de 1984 teve se voltaram mais pra aventura e pra ficção científica. E o 2º filme (1991), então, foi praticamente um infantil, com o Exterminador T-800 e o John (aqui com 10 anos) desenvolvendo uma relação de pai e filho.
Mas essa tá longe de ser a pior parte, né? Os filmes mais recentes dessa franquia conseguiram piorar a situação anos luz mais do que isso: encheram os filmes de clichês de “empoderamento feminino” que chegaram a ficar caricatos de tão exagerados e, em alguns casos, ainda gastaram mais tempos fazendo críticas contra o Donald Trump do que se preocupando em contar uma história.
Bom, em 1987, o Arnold protagonizou O Predador.  E aí foi exatamente o contrário: cada novo filme da série foi mergulhando cada vez mais fundo no terror (mas o Arnold só aparece no 1º filme).
Em 1990, ele protagonizou O Vingador do Futuro, que apesar de ser um filme basicamente de aventura e ficção científica, tem várias pinceladas de terror light. Principalmente na parte da história que se passa em Marte.
No mesmo ano, o Arnold já entrou na área do terror direto mesmo: ele apareceu em 1 capítulo do seriado Contos da Cripta, do qual ele também foi o diretor.
Em 1995, ele apareceu num documentário sobre esse seriado, chamado The Crypt Keeper Presents: A Spine-Tingling Look at Tales from the Crypt.
Em 1999, o Arnold protagonizou o filme de terror O Fim dos Dias.
E em 2015, ele protagonizou A Transformação.
Mais informações sobre o Arnold? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘aventura’ que você acha posts sobre Conan e O Predador.
Até a próxima!

Nenhum comentário: