segunda-feira, 25 de novembro de 2019

EDUARDO CAPETILLO

Sem dúvida que o mexicano Eduardo Capetillo é mais conhecido no Brasil pelas novelas em que já trabalhou e que já foram exibidas, e muitas vezes reprisadas, pelo SBT, como Alcançar uma Estrela (1990); Alcançar uma Estrela 2 (1991); Marimar (1994); Camila (1998); Carrossel 2 (2002); Amy, a Menina da Mochila Azul (2004); A Madrasta (2005); e A Dona (2010).
Mas pouca gente que já viu essas novelas sabe que a estreia dele como ator, quando ele tinha 15 anos, foi num filme de terror. Se trata de uma coprodução méxico-estadunidense (o elenco e o diretor são mexicanos e o filme é falado em Espanhol, mas foi gravado nos Estados Unidos) de 1985, lançada no México como Cementerio del Terror e nos Estados Unidos como Zombie Apocalypse.
Uma coisa curiosa sobre esse filme é que, apesar de ter uma história única, ele tá dividido em partes influenciadas por subgêneros diferentes do terror: começa dando a entender que é um filme de seita satânica, mas logo assume características de slasher e depois acaba virando um filme de zumbi!
É que começa com um grupo de pós-adolescentes naquela situação comum que a gente costuma ver em filmes de terror dos anos 80: 3 rapazes tentando impressionar 3 garotas que eles querem comer.rs E como um deles encontra um livro de magia negra, tem a brilhante ideia de roubar um cadáver do necrotério da cidade e usar uma magia que viu no livro pra ressuscitar o cara... Mas nem desconfia que o cadáver em questão é de um mago satanista!
O pior é que a magia funciona e o mago ressuscitado logo parte pra cima dos 6. E mesmo com eles indo se abrigar numa casa abandonada perto de um cemitério, o mago vai matando 1 por 1 no ‘estilo Jason Voorhees’ e acaba pegando o livro de magia negra que eles tinham achado.
Aliás, as cenas dele perseguindo os garotos dentro da casa me lembraram muito as cenas de Rosso Sangue (1981) em que o mutante persegue os heróis dentro da mansão.
Bom, algumas horas depois, um grupo de crianças que tavam passeando pelas redondezas acabam entrando na casa e também são atacadas pelo mago, mas conseguem fugir pro cemitério. Só que ele usa as magias do livro pra transformar todos os cadáveres do cemitério em zumbis sob a hipnose dele. E o personagem do Eduardo, que é o ‘líder’ das crianças, vai ter que defender os amigos do ataque desses mortos-vivos...
Pros padrões dos anos 80, com os efeitos especiais característicos da época, Cementerio del Terror é um filme bom. E se você gosta de slashers e/ou de filmes de zumbis, com certeza vale a pena ver.
É trash? Ué! Todo filme de zumbi é trash.
Em 1987, o Eduardo também apareceu na comédia de terror Noche de Terrock y Brujas.
Mais informações sobre o ator? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre Rosso Sangue e sobre os filmes do Jason.
Até a próxima!

Nenhum comentário: